sexta-feira, 29 de março de 2013


Canal de Tocos transborda e deixa propriedades alagadas no Carvão

Proprietários estão transferindo os animais para propriedades vizinhas
 Thiago Macedo

Proprietários estão transferindo os animais para propriedades vizinhas

Proprietários rurais da localidade do Carvão estão somando prejuízos por conta do alagamento das áreas de áreas pastagens, causadas pelo transbordamento do Canal de Tocos. Em uma dessas propriedades todo o gado teve que ser levado para a fazenda vizinha, onde o terreno é mais alto e, portanto não apresenta risco.
De acordo com o trabalhador rural Lucas Rodrigues Paz, funcionário da propriedades o fato se deveu a abertura da comporta no ponto de convergência entre o Canal de Tocos e o Canal Campos-Macaé. Essa seria a terceira vez que isso ocorre no entanto, a última vez teria acontecido há mais de dois anos.
Ele revelou que há dois dias a produção de queijo teve que ser interrompida, já que o gado se encontra na fazenda vizinha, o que dificultaria o transporte do leite para a produção. Além disso, os porcos também que tiveram que ser removidos e a produção de cana também ficou comprometida.

“Da última vez que choveu tudo ficou alagado. Bem menos que agora, por que a comporta do canal estava fechada e levou mais de um mês pra secar. Dessa vez, alagou toda a plantação. Eu acho que deve levar uns três meses pra secar mesmo, aí a cana já está toda perdida”, lamentou o trabalhador.
De acordo com o secretário de Defesa Civil Henrique Oliveira, as comportas do canal Campos-Macaé estão fechadas e é comum o alagamento na área no período de chuvas. Henrique enfatizou que a ação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no manejo do Canal Campos Macaé está correta.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário