sábado, 23 de março de 2013

Composto do brócolis pode ajudar na eliminação de bactérias do pulmão
O própolis é anti-inflamatório e ajuda a tratar agressões nas vias pulmonares
 Reprodução

O própolis é anti-inflamatório e ajuda a tratar agressões nas vias pulmonares

Um estudo publicado na revista americana Science Translational e desenvolvido pela Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins (EUA) afirma que o sulforafano, um composto encontrado em brócolis poderia ajudar a eliminar bactérias que afetam os pulmões.
Um pulmão saudável se encarrega sozinho de limpar pequenas partículas de pó, resíduos e as bactérias estranhas que entram através do aparelho respiratório junto com o oxigênio que respiramos. Esse sistema, no entanto, não funciona tão bem nos fumantes e nas pessoas com um tipo de doença chamada doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma grave patologia respiratória que frequentemente se manifesta como uma bronquite crônica, asma ou um enfisema.
Os pesquisadores analisaram as células do sistema imunológico dos pulmões de 300 pacientes com a enfermidade. Ao final do estudo, concluíram que o tratamento com sulforafano em pulmões com DPOC restaura a capacidade das células de defesa de eliminar as bactérias dos pulmões.
O estudo pode ajudar a explicar a relação entre a dieta e a doença pulmonar e aumenta o potencial de novos enfoques para o tratamento dessas doenças.
Seja ela crônica ou aguda, o sintoma é incomodo que atinge todas as idades e precisa ser levada a sério. "A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou nossos pulmões", diz a pneumologista Iara Fikcs, do Hospital São Luiz.
Uma casa empoeirada pode ser um dos motivos de ataques de tosse frequentes. "Quando estamos em um ambiente com muito pó ou outras partículas que irritam nosso sistema respiratório, os ataques de tosse se tornam muito mais comuns", diz Iara Fiks.
Esse tipo de problema acontece muito quando passamos por frentes frias. Com a baixa temperatura, as pessoas têm o instinto de fechar todas as janelas da casas, impedindo a circulação do ar e causando o acúmulo de poeiras. Em dias quentes pode ocorrer a mesma coisa, se nesses ambientes tiver um ar condicionado.
De acordo com a especialista, produtos de limpeza, perfumes e incensos com odores muito fortes também entram na lista negra dos fatores que contribuem para a irritação das vias aéreas.
Normalmente esse tipo de tosse dura menos do que três semanas, e é chamado de tosse aguda. Para amenizar os ataques desse tipo de tosse, além dos medicamentos prescritos pelo seu médico, como xaropes, vale a pena investir no mel e no própolis, além de frutas e sucos ricos em vitamina C.
Uma receita caseira que pode ajudar a combater uma tosse aguda é a mistura de mel de eucalipto com gotas de própolis. O mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório e ajuda a tratar agressões nas vias pulmonares.
Mas vale um alerta: as pessoas diabéticas devem evita o mel, pois é rico em açúcares, assim como crianças menores de um ano de idade.
Em 95% dos casos, as lesões dos tecidos pulmonares são irreversíveis, mesmo que o paciente tenha parado de fumar. 
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário