quarta-feira, 4 de setembro de 2013


COLÉGIO JOAQUIM PARTICIPOU COMO CONVIDADO DO DESFILE CÍVICO EM PRAÇA JOÃO PESSOA

Por: Genecy Filho

Atendendo ao convite feito pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana , o Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo participou do Desfile Cívico Escolar realizado no dia 1º de setembro, em Praça João Pessoa, organizado pela SMEC. Era um momento muito aguardado por todos da comunidade escolar do Joaquim, pois teria a oportunidade de sair as ruas e mostrar que , apesar dos pesares e, ao contrário do que alguns pregadores do Apocalipse vivem pregando, o Joaquim continua vivo,  vivíssimo.

Toda nossa empolgação quase foi por água abaixo, quando ao chegarmos ao local do desfile perceber que iríamos desfilar sem banda. Apesar dos argumentos de alguns professores com a organização do evento, nada adiantou. E lá fomos nós avenida abaixo, ostentando aquilo que simboliza o Joaquim: isenção, simplicidade, emoção e comprometimento.  Discriminados como sempre, destratados como convidados. 

Penso que merecemos ao menos uma retratação já que é de praxe , quando convidamos alguém para uma festa, tratar com o maior zelo e atenção possível. Retratação essa, que poderia ter sido feita no momento do ocorrido para que parte da população não retornasse as suas casas indignada e  com uma imagem distorcida dos responsáveis pelo evento.

Nenhuma explicação lógica explica o ocorrido. Nem o argumento utilizado pelos organizadores de que estávamos “ atrapalhando o desfile com o nosso atraso”. Uma inverdade, já que desde as 7 horas da manhã nossos alunos estavam no Colégio , visto que,  o evento estava marcado para as 8 horas. Se houve algum atraso, foi a formação do palanque, mas isso não vem ao caso. O importante é que, com todos os esforços e em um dia de domingo, o Joaquim conseguiu levar seus alunos para a rua num desfile singelo, porém carregado de muita emoção.

Fiz questão de assinar essa matéria para que fique claro que essa é uma opinião de um professor com 28 anos de magistério, e que sempre pautou sua vivência  pela isenção, pelo profissionalismo acima de tudo e pelo crescimento profissional de forma honesta mesmo com muitas dificuldades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário