terça-feira, 10 de setembro de 2013

Jogos Tradicionais – Jogo da Malha


O Jogo da Malha é um jogo muito apreciado em Portugal por pequenos e graúdos. Na região da Beira Alta, foi um jogo muito popular, os homens depois do seu dia de trabalho, reuniam-se e praticavam este jogo.
Foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses, e documentos apontam que já no período colonial jogava-se  a malha em todo o país.
Este jogo também pode ser chamado de chinquilho ou jogo do fito.
..
  • Material
- 2 malhas de ferro, madeira ou pedra (com aprox. 10,5cm de diâmetro).
- 2 ou 3 paus/pinos com cerca de 20cm de altura (colocam-se em fila, a uma distância entre 7 m (no mínimo)  e 12 m (no máximo.  Sugestão: Pode aumentar a dificuldade do jogo, colocando obstáculos entre os paus nos quais se deve acertar).
.
  • Como se joga?
1º – Assegurar que o espaço onde se joga é amplo e sem janelas ou objectos de valor perto da zona de jogo.
2º – Depois de colocar os paus/pinos em fila, formam-se duas equipas de duas ou três pessoas (dependendo do número de pessoas que joga)
3º – Começa-se a jogar! O objectivo do jogo é derrubar através das malhas de ferro os paus/pinos que serão colocados no terreno do jogo, ou deixar a malha o mais próximo possível do pau/pino. Cada jogador tem direito a lançar duas malhas.
.
  • Como se ganha?
- 6 pontos por cada pau derrubado, 3 pontos para a malha que fique mais perto do pau/pino. Quando uma equipa atinge 30 pontos, ganha. Um jogo pode ser composto por três jogos e para ganhar uma equipa para vencer terá de ganhar dois jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário