quarta-feira, 8 de junho de 2011

  Holandesea vão investir US$ 1 bi em um superporto no Estado,Presidente Kennedy é opção

Além desse valor, serão empregados US$ 12 bi para a instalação de empresas
foto: Thiago Guimarães-Secom



Governador Renato Casagrande (PSB) assina memorando com holandeses sobre superporto - Editoria: Economia AG - Foto: Thiago Guimarães-Secom
Opções. Governador Casagrande se reuniu com holandeses para assinar memorando do superporto.
Denise Zandonadidzandonadi@redegazeta.com.br

 Até o final deste ano, o governo do Estado e o Porto de Roterdã Internacional decidem a área onde será construído um novo porto de águas profundas no litoral capixaba. A previsão é de que sejam investidos US$ 1 bilhão na implantação da infraestrutura do porto e da retroárea e até US$ 12 bilhões para a instalação das empresas no condomínio do porto.
O governo do Estado não indicou, especificamente, nenhuma área para a implantação da obra. "Estamos colocando à disposição dos técnicos holandeses e empresários, a possibilidade de escolher de Presidente Kennedy, no extremo Sul, até Conceição da Barra, no Norte", explica o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix Bezerra.

As intenções das partes - governo estadual e Porto de Roterdã Internacional - foram especificadas no memorando de entendimento assinado entre o governador Renato Casagrande e os representantes holandeses, o diretor do Porto de Roterdã, Roger Clasquim, e o gerente de projetos, Marc Evertse, durante encontro no Palácio Anchieta, ontem pela manhã.
 Localização
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 Algumas áreas já foram indicadas para o novo porto, incluindo Ponta de Ubu, em Anchieta, e Praia Mole, em Vitória. Uma terceira opção foi apresentada ontem também aos executivos de Roterdã e ao governador Renato Casagrande. Trata-se de uma área em Vila Velha, localizada na região de Interlagos e Xuri.

O projeto de Vila Velha foi mostrado a Casagrande no final da tarde pelo prefeito do município, Neucimar Fraga, o
secretário de Desenvolvimento Econômico, Arlen Silva, e o secretário de Desenvolvimento urbano, Henrique Casamata. A área destinada ao projeto, em Ponta da Fruta, tem 50 milhões de metros quadrados para a retroárea e possibilidade de 23 metros de calado para o porto, segundo Henrique Casamata.

O gerente de projetos, Marc Evertse, explicou que o projeto que os executivos de Roterdã têm em mente é semelhante ao do Porto de Sohar, construído pelos holandeses em Omã. Naquele país, o porto funciona por meio de parceria entre o governo local e a empresa Porto de Roterdã Internacional. A empresa holandesa tem participação no Porto de Sohar e também no Porto de Suape, em Pernambuco.

Fonte:Blog Kennedense com informações- Gazeta On Line

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