COLEGIO MARISTA NOSSA SENHORA DA PENHA 650,44
EEEFM Presidente Kennedy em 2012 será EEEM Presidente Kennedy
A boa noticia fica por conta de que, a Prefeitura de Presidente Kennedy em agosto de 2011 protocolou junto a SEDU (Secretaria de Estado da Educação) o pedido para se municipalizar todo o ensino pré-escolar e fundamental do municipio de Presidente Kennedy, a partir de 2012. E o estado ficaria apenas com o ensino médio e o ensino técnico integrado ao médio, podendo assim dar uma maior ênfase ao ENEM e a uma maior qualidade no ensino médio do municipio.
A Prefeitura por sua vez conta com o sistema Positivo de ensino irá fortalecer a base da educação Kennedense, ainda com a lousa digital diversificar as atividades escolares, das escolas pólos, localizadas então em Presidente Kennedy, São Salvador e Jaqueira.
O problema é que hoje existe as escolar unidocentes e pluridocentes de 1º ano a 4ª série que se encontram no interior do municipio, essas escolas com a total municipalização do ensino fundamental, poderão não existir mais. Hoje essas escolas são importantes para alunos da região porque elas são próximas de seus domicilios e não prescisam pegar ônibus e as vezes gastarem horas fazendo o trajeto até Presidente Kennedy, São Salvador ou Jaqueira onde estão localizadas as escolas pólos. Visto que há comunidades que ficam até 37 km distantes da sede do municipio.
O estado hoje conta com 2 prédios com 22 salas de aula, 1 laborátorio de informática, 1 biblioteca, 1 sala audio-visual, 1 laboratório fisico-quimico-biologia e ainda 1 quadra poliesportiva com vestiários. E o municipio deve se adequar as novas estruturas necessárias para o desenvolvimento de uma educação básica de qualidade.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que o ensino fundamental é de alçada dos municípios. Como a rede de ensino fundamental era em sua grande maioria gerida pelo estado, para tornar viável a municipalização do ensino fundamental, o Governo Federal criou um fundo que repassa recursos para a educação entre União, Estados e municípios, de acordo com o número de alunos. Os municípios que aderem ao processo de municipalização passam a receber recursos deste fundo.
Para o município é relevante conhecer o custo-aluno de suas próprias unidades escolares para tomar a decisão de aderir ou não a municipalização do ensino fundamental, e no caso de ter aderido para comparar os valores decorrentes de sua gestão com os valores que são repassados pelo fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário