domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mais de mil 'mijões' vão parar na delegacia neste carnaval

Desde o dia 20 de janeiro, primeiro dia dos desfiles dos blocos pré-carnavalescos, até este domingo de pós-Carnaval, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) encaminhou para as delegacias da cidade 1.014 mijões (118 mulheres e quatro estrangeiros) por urinarem nas ruas. Este número é maior do que o do Carnaval do ano passado, quando 777 pessoas (26 mulheres) foram parar nas delegacias da cidade por fazer xixi em via pública.
Neste domingo, durante o desfile do Monobloco, no Centro, a fiscalização levou para a 5ª DP (Gomes Freire) 76 pessoas que urinavam nas ruas, sendo oito mulheres.
Também durante a operação no desfile do Monobloco, a fiscalização retirou 11 grandes estruturas montadas irregularmente em área pública na Cinelândia e nas ruas Araújo Porto Alegre e Almirante Barroso. Foram apreendidos, com ambulantes não autorizados, 12 churrasqueiras e seis botijões. Na ação, 21 veículos foram rebocados e 52 multados por estacionamento irregular na região.
"O sucesso do trabalho implementado pela Prefeitura para o Carnaval 2012 com a organização dos blocos de rua demonstra que o Rio está preparado para receber grandes eventos e que as pessoas podem usufruir das áreas de lazer que a Cidade nos oferece", disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
Na noite de sábado e na madrugada deste domingo, durante o desfile das campeãs do Carnaval 2012, no Sambódromo, agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados que tentavam ultrapassar as barreiras de fiscalização, 80 bebidas diversas e dois isopores.
O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Seop para o Carnaval 2012 atuou com 8.600 pessoas (em todos os turnos) entre agentes da secretaria e guardas municipais.
A fiscalização atuou nos principais blocos da cidade, no Sambódromo e Terreirão, além de ter realizado o ordenamento de eventos do carnaval em vários pontos da Cidade: Cinelândia, Av. Rio Branco, Lapa, 28 de setembro, Intendente Magalhães, Praça Saens Peña, Largo da Taquara, Largo Verdum e Paquetá.
Além das 1.014 pessoas encaminhadas para delegacias da cidade por fazerem xixi na rua, agentes da Seop retiraram ao todo 47 estruturas montadas irregularmente em área pública em diversos blocos para dar mais fluidez ao desfile. A fiscalização atuou também na concentração, no trajeto e na dispersão dos principais blocos, fazendo com que cumprissem os horários previstos para melhorar a fluidez dos desfiles e liberar o tráfego após o seu encerramento. Agentes impediram ainda a realização de dois bailes funks, inclusive com a participação de DJs, que ocorriam na Av. Rio Branco durante o desfile do bloco Cordão da Bola Preta, no sábado de Carnaval.
Agentes do Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados 2.117 itens nos blocos de rua, Sambódromo e Terreirão, além de outros eventos carnavalescos na cidade, sendo: 1.177 bebidas diversas, 538 unidades de alimentos perecíveis como camarão, milho, churrasquinho, entre outros, que foram inutilizados; 854 itens diversos como prendedores de cabelo, luvas, máscaras, arcos, chapéus, peças de vestuário, óculos, churrasqueiras, botijões de gás, carroças, etc. 
A Seop também atuou na fiscalização dos 196 ambulantes autorizados no entorno do Sambódromo, autuou 25 por estarem em desacordo com as normas estabelecidas e desmontou duas barracas por falta do titular ou auxiliar.
Para combater o estacionamento irregular, desde a sexta-feira, 17 de fevereiro, até este domingo, fiscais da Seop multaram 4.245 veículos e rebocaram 455 por estacionamento irregular nos blocos de carnaval, Sambódromo e Terreirão, além de outros eventos carnavalescos espalhados por todo o Rio.
* Com informações da assessoria de imprensa da Seop. 


fonte:SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário