Setor de Ouvidoria funciona como “termômetro” com respostas imediatas às denúncias, críticas e sugestões e começa a registrar também elogios da população
A área de saúde de São Francisco de Itabapoana passou por uma série de transformações, nos últimos meses, e já começa a contabilizar resultados positivos dessas mudanças. Ao assumir a secretaria de Saúde do município, em novembro de 2010, o médico Cristiano Salles Rodrigues fez uma total reestruturação na área. Mudou diretores de departamentos, chefes de postos de saúde e coordenadores de programas, transferiu profissionais de setores e demitiu quem não se enquadrava aos padrões de excelência no atendimento. Foi alvo de críticas por alguns insatisfeitos, mas persistiu nas mudanças, encarando com seriedade o desafio de reverter o quadro crítico em que se encontrava o setor da saúde em geral. Hoje, o município começa a colher os frutos dessas iniciativas.
A implantação do setor de Ouvidoria é o principal termômetro dessas mudanças. As respostas às denúncias, críticas e sugestões são rápidas, muitas vezes resultando, inclusive, na demissão de alguns profissionais. “Isso é claro, depois de uma investigação séria sobre a denúncia. Procurando sempre ouvir todos os lados envolvidos. Porém uma coisa é clara, quando a população começa a reclamar muito contra algum tipo de atendimento ou de algum profissional específico é um sinal de que alguma coisa está errada”, constata o secretário. Essa atitude já esta fazendo a diferença. A Ouvidoria começa a registrar elogios da população. Segundo a ouvidora Danielli Acruche, o serviço de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) tem sido o mais elogiado, bem como o da recepção do hospital que havia passado por problemas. “São pessoas que têm um contato direto com o público e graças a um trabalho intenso de capacitação o quadro vem mudando de forma positiva”, garante Danielli.
O resultado positivo de todo esse trabalho tem ainda outra participação especial – a subsecretária Eva Maria Machado de Souza. Ela acumula a função de Diretora do Hospital e é responsável diretamente pela execução das atividades e principais mudanças determinadas pelo secretário. Muito elogiada pela população, “Evinha”, como é carinhosamente chamada por todos, é linha de frente de todo o atendimento do hospital e dos postos de saúde. Muitas demandas da Ouvidoria são resolvidas diretamente por ela. “Procuramos agir com rapidez. A saúde das pessoas não espera. É claro que também temos as nossas limitações, mas graças a Deus temos tido êxito na maioria dos casos”, comemora Eva.
Melhora nos índices
O secretário também aponta uma significativa melhora nos índices apresentados atualmente pelo setor de saúde. “Através do Programa Saúde da Mulher investimos na melhoria da assistência ao parto e no acompanhamento do pré-natal. Em função disso, não registramos nenhuma morte materna. Com a melhora na cobertura vacinal, não houve nenhum caso de meningite em 2011. Também estamos reestruturando o setor de Vigilância Ambiental, com ênfase no combate à dengue”.
Sala de Estabilização e Resgate
A implantação de uma Sala de Estabilização no Hospital Municipal Manoel Carola foi outro grande avanço nos últimos meses. O setor garante um atendimento inicial aos pacientes graves já que a sala conta com equipamentos que permitem diagnosticar e tratar doenças graves como infartos, traumas e hemorragias. O paciente é estabilizado e removido quando necessário. “Temos também um serviço de Resgate bastante eficiente e que tem sido muito elogiado pela população. A Sala de Estabilização, e principalmente o serviço de Resgate, são responsáveis por salvar muitas vidas”, avalia o secretário.
Cristiano Salles Rodrigues foi uma escolha pessoal do prefeito Beto Azevedo que deu carta branca ao médico para promover todas as mudanças necessárias. “Confio em Dr. Cristiano e estou satisfeito com o trabalho dele. É um profissional dinâmico é muito positivo no que faz. Sabemos que a saúde é sempre um desafio e temos ainda muito que melhorar, mas estamos no caminho certo e até algumas pessoas de oposição têm elogiado o trabalho. Para nós o que importa mesmo é a saúde da população”, finalizou Beto.
Ouvidoria:
O Setor de Ouvidoria funciona no antigo ambulatório. Contatos também pelos telefones (22) 2789 – 0631 / (22) 2789 – 0606 – Ramal 206 / (22) 9762 – 5824 e pelo e-mail: ouvidoriasfi.rj.gov@hotmail.com
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