segunda-feira, 26 de março de 2012

Ex-baixista da Legião, Renato Rocha vive há cinco anos como sem-teto no RJ
Uma das bandas mais conhecidas do Brasil, Legião Urbana criou muito fãs, e suas músicas ainda são lembradas. O vocalista, Renato Russo, se eternizou há 16 anos, quando morreu. No entanto, nem todos os participantes da banda tiveram um destino esperado.
O ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha, está vivendo há cinco anos como sem-teto nas ruas do Rio de Janeiro.
Sentando em frente a uma agência bancária no centro da cidade, o músico foi encontrado pela reportagem do programa "Domingo espetacular", da "Record".
Por convite do cantor, Rocha entrou para a banda, mas foi despedido alguns anos depois. De acordo com um vídeo exibido na época, o baixista foi expulso por "ser muito louco", segundo Dado Villa-Lobos.
Com saudades dos tempos de sucesso, Renato adora ouvir Legião no rádio, e elogia Russo. "Ele era uma pessoa muito inteligente. E, quando estava sóbrio, era fácil de conviver. Só que ele bebia sem limites".
Ainda sobre o assunto, o músico disse nunca ter sido dependente de droga. "Às vezes você toma um calmante e é considerado droga. Eu preferia tomar um calmante para controlar o nervosismo". Mas falando sobre as festas, admite: "Depois (dos shows) pode liberar tudo".
Entretanto, o pai de Renato, Sebastião Rocha, advogado de 84 anos, tem uma versão diferente sobre o filho. Sebastião disse que soube do filho há poucos dias, e que o baixista chegou nessa situação devido ao uso dependente de drogas, que se iniciou após o fim de seu casamento. O pai do músico planeja ir ao Rio para tirar o filho das ruas.
Sebastião pretende ajudar o filho o quanto antes, mas, segundo comentários do baterista Marcelo Bonfá pelo seu perfil no Twitter, disse que Rocha nunca esteve sozinho. E que a banda sempre quis ajudá-lo.
"Nós da banda sempre tentamos ajudar o Renato Rocha, mesmo que ele ainda era um músico ausente dentro da banda. Depois disso, ele se distanciou e se envolveu em problemas que iam além das nossas possibilidades de ajuda-lo", escreveu nesta segunda-feira.
"Algumas pessoas aqui estão bastante equivocadas sobre a ideia de qualquer culpa que possamos ter, eu e Dado, na vida que ele escolheu para si. Posso dizer que eu faço a minha parte quanto a ajudar pessoas dentro do meu raio de ação e que ainda assim vão além da minha própria família", acrescentou Bonfá.
O que se pode imaginar, é que Renato Rocha, apesar de todo o apoio recebido por seus colegas, não quis ajuda e nem se ajudar, visto que o ECAD afirmou que o músico recebeu nos últimos dez anos quase R$ 110 mil, em uma média de aproximadamente R$ 900 por mês.
No programa, o ex-baixista se questiona. "Como pode um disco vender mais de 12 milhões de cópias e eu ficar na rua?".


fonte:SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário