domingo, 29 de abril de 2012

Onda de turbulência em 12 prefeituras
Prefeitos de Kennedy e Conceição da Barra estão na cadeia
Ednalva Andradeeandrade@redegazeta.com.br
foto: Marcos Fernandez
ES - Vitória - Jorge Donati, prefeito de Conceição da Barra preso acusado de mandar assassinar a testemunha da morte do sindicalista Mateus Ribeiro dos Santos
Donati é acusado de ser mandante de homicídio

Cinco prefeitos fora do cargo, dois deles na cadeia, mudanças no comando de mais cinco municípios devido à cassação dos eleitos em 2008 e denúncias e afastamentos envolvendo outros dois chefes do Executivo. Essa é a realidade de 12 das 78 prefeituras capixabas, no mandato que se encerra em oito meses.
As turbulências políticas chegaram ao ápice com o pedido de intervenção estadual em Presidente Kennedy, após o prefeito Reginaldo Quinta (PTB) ter sido preso e afastado acusado de comandar esquema de desvio e fraudes. A cidade ficou quase uma semana sem comando.
Apesar de ser considerada excepcional, a situação de Kennedy soma-se aos problemas vividos por outras 11 administrações municipais. Em Conceição da Barra, o prefeito Jorge Donati (PSDB) está preso desde o último dia 13. Ele divide cela com mais quatro pessoas no Quartel da Polícia Militar, em Vitória, acusado de mandar matar uma testemunha da morte do sindicalista Edson Barcellos, ocorrido em 2010.
Donati ainda é acusado de envolvimento no assassinato de Barcellos, fato que o levou à prisão por 15 dias em fevereiro, e no duplo homicídio ocorrido em 2003, quando a mulher dele, Cláudia Soneghete, e a arrumadeira Mauricéia Donato morreram carbonizadas, na Ilha do Frade.
Devido à prisão do tucano, a vice-prefeita, Adélia Marchiori (PPS), assumiu o comando de Conceição da Barra, mas Donati poderá reassumir assim que for solto, pois não foi afastado.

Troca-troca

A população de Fundão teve três gestores diferentes em seis meses. O prefeito eleito em 2008, Marquinhos Moraes (PDT), foi afastado pela Justiça juntamente com o vice, Ademir Almeida (PSC), acusado de envolvimento em fraudes.
Desde setembro de 2011, Marquinhos não voltou ao cargo e o presidente da Câmara, Anderson Pedroni (PCdoB), assumiu o Executivo. Em março, Pedroni foi afastado pela Câmara e o então presidente da Casa, Claydson Pimentel (PSB), tornou-se prefeito.
Em fevereiro, foi a vez do prefeito de Mantenópolis, Eduardo Carneiro (PT), ser afastado pela Justiça, acusado de fraude em concurso. O vice e adversário dele, Maurício Alves (PSB), comanda a cidade.
A situação é semelhante em Bom Jesus do Norte, onde o prefeito, Adson Salim (PSDB), foi afastado pela Justiça no dia 4, acusado de superfaturamento. Desafeto do prefeito, o vice, Pedro Chaves (PMDB), assumiu a chefia do Executivo.
Devido à cassação dos prefeitos eleitos em 2008, houve troca no comando de Santa Leopoldina, Pedro Canário, Apiacá, Jaguaré e Rio Novo do Sul. Já em Aracruz e Iconha, os prefeitos foram alvo de denúncias e afastamentos judiciais.

As cidades que enfrentaram problemas
Conceição da Barra

Jorge Donati (PSDB) está preso acusado de mandar matar testemunha do processo que responde pela morte do sindicalista Edson Barcellos. A vice, Adélia Marchiori (PPS), comanda a cidade.
Presidente Kennedy

Reginaldo Quinta (PTB) foi preso no dia 19 e está no em presídio de Viana. Desde quarta, Jardeci Terra (PMDB) é prefeito interino.
Fundão

Marquinhos Moraes (PDT) e o vice Ademir Almeida (PSC) foram afastados pela Justiça acusados de fraudar licitações. Em setembro de 2011, o presidente da Câmara, Anderson Pedroni (PCdoB), assumiu o Executivo. Em março, ele foi afastado pela Câmara e o presidente da Casa, Claydson Pimentel (PSB), virou prefeito.
Mantenópolis

O prefeito Eduardo Carneiro (PT) foi afastado em fevereiro e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vice, Maurício Alves (PSB), comanda a prefeitura.
Bom Jesus do Norte
No último dia 4, o prefeito Adson Salim (PSDB) foi afastado e recorreu ao Tribunal de Justiça (TJES). O vice Pedro Chaves (PMDB) está no comando.
Apiacá

Em 2010, o TRE cassou o prefeito Zé Keres (PMDB) e o vice Acyr Laurindo (DEM) por compra de votos. Humberto Alves (PRP) foi eleito prefeito.
Jaguaré

Evilázio Altoé (PSDB) e o vice Deucides Ferreira (PSB) foram cassados pelo TRE por compra de votos, em 2010. Sávio Martins (PMDB) foi eleito prefeito.
Pedro Canário
Em 2010, Mateusão (PTB) e o vice José Tavares (PRTB) foram cassados por abuso de poder. Assumi-
ram: Ataídes Canal (PDT), 2º lugar nas urnas, e seu vice Antonio Fiorot (PSB). Canal perdeu os direitos políticos e Fiorot virou prefeito ao ter cassação revertida. Por outro crime, Mateusão cumpre pena em regime semiaberto.
Santa Leopoldina

Ronaldo Prudêncio (PDT) foi cassado por envolvimento em corrupção e o vice Romero Endringer (PP) assumiu.
Rio Novo do Sul
Em 2009, a Justiça cassou Estevam Fiório (PMDB) e o vice João Martins (PSB) por abuso de poder econômico. João Fachim (PSB) foi eleito prefeito.
Aracruz

Ademar Devens (PMDB) ficou de outubro de 2010 a maio de 2011 afastado pela Justiça, acusado de fraude em licitações. Ele, agora, é alvo de pedido de abertura de CPI na Câmara.
Iconha

O prefeito Delson Mongin (PP) e o vice João Paganini (PMN) foram cassados por compra de votos, em 2009, mas conseguiram reverter a decisão no TSE.

Fonte:Blog Kennedense com informações- Gazeta On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário