quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vereador assume a Prefeitura de Kennedy
O município de Presidente Kennedy já tem, ao menos temporariamente, novo prefeito.

Foto: jornalfato.com.br
































O presidente interino da Câmara Municipal, Jaderci de Oliveira (PMDB), assumiu o cargo. A possibilidade de intervenção do governo estadual no município, entretanto, ainda não está afastada, mas não deve ocorrer em menos de 15 dias, prazo dado aos vereadores - que foram notificados ontem(25) - para se manifestar sobre o pedido feito pelo Ministério Público.

O município estava acéfalo há uma semana, desde que o prefeito Reginaldo Quinta (PR) foi preso, acusado de chefiar quadrilha que desviou R$ 50 milhões da Prefeitura. No dia seguinte, o vice-prefeito Edson Nogueira (PSD) teve o mandato cassado pela Justiça, por não residir no município e exercer função pública também em Apiacá. O terceiro na linha de sucessão, o presidente da Câmara, Dorley Fontão, e outros três vereadores, todos também membros da mesa diretora da Casa de Leis, também foram afastados por ordem judicial, por suspeita de envolvimento no esquema criminoso. Ontem(25), os cinco vereadores restantes na Câmara se reuniram, ao meio dia, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, para tratar da situação do município.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, os vereadores comunicaram que retornariam a Presidente Kennedy para decidir, entre eles, a composição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, visando à regularização do funcionamento dos serviços públicos na cidade. Ficou decidido que o novo presidente do Poder Legislativo Municipal assume a Prefeitura e o vice-presidente ficará no comando da Câmara.

A reportagem tentou, sem êxito, contato com os vereadores. Eles fizeram um acordo para que nenhuma entrevista seja concedida até a completa definição do quadro institucional em Presidente Kennedy.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado, a reunião entre os vereadores e o desembargador Pedro Valls Feu Rosa aconteceu de portas fechadas.

Câmara

Os vereadores Jaderci de Oliveira, Jacimar Marvila, Tércio Jordão Gomes, José Carlos Barreto de Araújo e Gelson Fernandes Firmo, atualmente, são os únicos representantes do Legislativo Municipal.

Dorlei Fontão da Cruz, Manoel de Abreu José Fernandes, Clarindo de Oliveira Fernandes, e Vera Lúcia de Almeida Terra, tiveram seus mandatos suspensos por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção apurado pela Polícia Federal.

Os mandatos seguem suspensos enquanto durar a instrução do processo investigativo ou até nova deliberação judicial.

O caso

Presidente Kennedy completaria hoje oito dias sem prefeito. Na operação realizada na semana passada pela Polícia Federal, o prefeito municipal, Reginaldo Quinta (PTB), foi preso juntamente com outras 27 pessoas, acusado de formação de quadrilha e desvio de R$ 50 milhões dos cofres públicos.

A quadrilha, segundo a polícia, era formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do procurador geral do município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o comandante da Guarda Municipal. Um membro da executiva estadual do partido político do prefeito também é suspeito de envolvimento no esquema criminoso.

Os acusados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, além de crimes específicos previsto na Lei de Licitações (lei 8.666/93).

A operação, batizada de Lee Oswald – nome do homem apontado como o assassino do presidente norte americano John F. Kennedy – teve o objetivo desarticular a organização criminosa responsável por fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo.

    Fonte: jornalfato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário