terça-feira, 29 de maio de 2012


Exame descarta novo caso de morte de bovino por raiva em SFI



Defesa Agropecuária continua em alerta
O resultado do exame no cérebro de um bovino com sintomatologia de raiva animal enviado para análise laboratorial na Pesagro, em Niterói, descartou o quinto caso da doença no interior do estado. Entretanto o monitoramento tem sido reforçado em áreas rurais, principalmente em Campos e São Fidélis, localidades em que no início do mês de abril foi confirmada a morte de bovinos infectados. 

Na sexta-feira (18/05), os cérebros de um bovino de uma propriedade rural de São Fidélis e outros dois do município de São Francisco do Itabapoana foram enviados para análise, após os animais terem morrido com suspeita da doença. Porém, segundo o coordenador regional de Defesa Agropecuária do Norte Fluminense, Cláudio Villela Vieira, no caso dos animais de São Francisco, a doença foi descartada no caso dos animais de SFI.

“Estamos intensificando o monitoramento nas áreas, na propriedade em que não foram identificados os animais havia ossadas espalhadas, enquanto o correto é estar enterrada. Um aglomerado de morcegos hematófilos, causador da raiva animal, também foi encontrado em uma casa abandonada na localidade de Casa Branca, área rural de São Fidélis”, ressaltou o coordenador acrescentando que para evitar um possível surto da doença no interior do Estado é preciso a colaboração dos produtores que podem acionar a equipe de veterinários da secretaria municipal de agricultura, através do telefone: (22) 2731-4095.

A doença é transmissível ao ser humano, que uma vez infectado é fatal. São três vacinas obrigatórias ao rebanho bovino: clostridioses, aftosa e a da raiva, em doses completas. Para o animal ter a imunidade completa são necessárias duas doses da vacina, com um intervalo de 30 dias.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário