terça-feira, 22 de maio de 2012

Itapemirim recebe pela primeira vez o projeto Curta na Praça
A exibição ao ar livre de curta-metragens premiados será nos dias 26 e 27 de maio, na Praça Domingos José Martins.

Foto: Assessoria de Comunicação PMI
O projeto “Curta na Praça”, iniciativa que nasceu há quatro anos no Rio de Janeiro com o objetivo de facilitar o acesso à produção do cinema brasileiro, ganha novos horizontes e chega, pela primeira vez, ao Espírito Santo. A primeira cidade no estado a contar com a iniciativa é Itapemirim, que recebe – nos dias 26 e 27 de maio – a exibição ao ar livre de 24 curta-metragens de animação, ficção e documentários brasileiros premiados em festivais nacionais e no exterior. Os curtas serão exibidos em um telão montado na Praça Domingos José Martins, com direito à pipoca e refrigerante de graça. Serão apresentadas duas sessões por dia, às 18h30 (exclusivo para escolas) e 20h30 (aberto ao público), com cerca de seis curtas por sessão.

Além de Itapemirim, as cidades capixabas de Guarapari (02 e 03/06) e Vitória (09 e 10/06) também receberão o projeto pela primeira vez. 

Entre os curtas que serão exibidos, estão alguns destaques com premiações em festivais nacionais e internacionais. Como, por exemplo, o “Enciclopédia”, do diretor Bruno Gularte, premiado em oito festivais, entre eles de melhor filme pelo Festival Internacional De Cinema Infantil - FICI (2010), e de Melhor Fotografia e Melhor Ator (Eduardo Sandagorda) pelo 33º Festival Guarnicê. “Passageiros”, de Bruno Mello, também está entre os destaques da programação da quarta edição do “Curta na Praça”. O filme foi eleito melhor curta-metragem no Festival do Rio 2011, pelo Júri Popular. Outro destaque é o curta “L”, com direção de Thaís Fujinaga, que recebeu cinco prêmios no Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo, e outros quatro prêmios no Cine PE (melhor atriz, direção de arte, direção de fotografia e direção). 


A programação exibida pelo “Curta na Praça”, que leva a magia e a diversidade do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma plateia própria, traz uma seleção de curta-metragens recentes, que geralmente estão limitados aos grandes festivais nacionais. Para se ter uma ideia, o projeto recebeu no ano passado 12 mil pessoas nas cinco cidades do estado do Rio de Janeiro, por onde a terceira edição do projeto passou, e espera receber, nesta edição, cerca de 600 pessoas por exibição, totalizando uma média de 20 mil espectadores. 

Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem, ou apenas sonharem, no escurinho do cinema.

Com apoio da Coca-Cola, pelo quarto ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil Petróleo, o objetivo do projeto é levar a magia da sétima arte para as praças de todo o Brasil. A cada sessão exibida serão realizados sorteios de camisetas, latas de filmes, bolsas e para completar os espectadores poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostaram.

Para muitas pessoas, o Curta na Praça representa a primeira ida ao cinema. “Tem gente que fica deslumbrada com o número de cadeiras e com o tamanho da tela. Famílias inteiras assistem à programação”, conta Juliana Teixeira, idealizadora do projeto. Em São Francisco de Itabapoana, por exemplo, o público no ano passado chegou a 2,5 mil pessoas, um recorde.

O PROJETO

O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, surgiu em 2001 e tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema. 

Atriz e produtora de teatro e cinema, Juliana explica que a escolha de curtas em detrimento dos longas é para dar um panorama da produção nacional. “No tempo em que normalmente se exibe um longa-metragem, exibiremos em média, cinco curtas de temática atual e variada, o que serve para situar o público diante da cinematografia brasileira”, diz ela.

Atualmente, a Nova Bossa Produções Culturais possui quatro projetos socioculturais: o ‘Passageiro do Futuro’, o ‘Caminho da Cultura’, que promovem capacitação técnica em artes cênicas, o “Circuito Cine Curta”, “Circuito Cultura Carioca Expressão de Artes Integradas” e “Curta na Praça”. 
(Assessoria de Comunicação PMI)




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    Fonte: Redação Maratimba.com

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