15 novos prefeitos podem perder o cargo, entre eles o prefeito de Itapemirim Dr. Lucino de Paiva (PSB) e Amanda Quinta (PTB) de Presidente Kennedy
Por: Ednalva Andrade – Rede Gazeta
O prefeito eleito de Itapemirim, Dr. Luciano de Paiva é alvo de duas ações do DEM e uma do PTB. Uma delas já teve parecer do Ministério Publico Estadual para que seja aceita. Já Amanda Quinta é alvo de representação, ação e recurso do Ministério Publico Estadual por compra de votos, gastos ilegais de recursos de campanha e fraude.
Quarenta dias após tomarem posse, 15 prefeitos eleitos no Espírito Santo correm o risco de não completarem seus mandatos por causa de ações que tramitam na Justiça Eleitoral, nas quais são acusados de distribuir cerveja e oferecer empregos em troca de votos, entre outras irregularidades. Desses 15, Henrique Vargas (PRP), de São Gabriel da Palha, já perdeu o cargo.
Vargas que é ex-deputado estadual teve 16 dias de mandato. Ele foi caçado por abuso de poder político, por usar seis servidores da Assembleia legislativa como cabos eleitorais, mais recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) para tentar voltar ao cargo. Por enquanto o presidente da Câmara de São Gabriel Braz Monferdine (PRP) comanda a cidade. Vargas foi cassado em ações propostas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e por adversário dele.
Ações do MPE e de rivais que apontam abuso de poder, compra de votos, fraude doações ilegais podem resultar ainda na cassação dos prefeitos das cidades de Água Doce do Norte, Alegre, Ibatiba, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, Marilândia, Munis Freire, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Sooretama, São José do Calçado e Viana.
Com duas eleições extras nos últimos oito anos, Jaguaré tem novamente o atual prefeito, Rogério Feitani (PMN) como alvo de ações propostas pelo principal adversário, o ex-prefeito Sávio Martins (PMDB).
Em uma delas o peemedebista acusa feitani de abuso de poder, por distribuir cerveja em comício realizado três dias antes do pleito. Na ocasião Feitani negou que tivesse relação com o fato, flagrado pela Polícia Militar. Na outra ação Martins acusa o prefeito de compra de votos.
O advogado de Feitani, Celso Cimadon, alega que “as acusações são infundadas” e que é normal quem perde a eleição tentar anular o pleito, o chamado “terceiro turno”. As ações estão em fase inicial e Cimadom alerta que o município já teve prefeito caçado com base em depoimento desmentidos posteriormente.
Outro acusado de distribuir cerveja em troca de votos é o prefeito de Marilândia, Osmar Passamani (PMDB), alvo de ação do ex-prefeito Geder Camata (PRB). Para Luciano Ceotto, advogado de Passamani, a acusação “não faz sentido”, pois o prefeito não teve no “pagode do 15”e o evento foi em um bar cujo o dono é simpatizante de Camata.
Já os prefeitos de Viana, Gilson Daniel (PV), e de Presidente Kennedy, Amanda Quinta (PTB), que recorrerão ao TER para serem diplomados, são acusados pelo Ministério Público de compra de votos e de receberem doações ilegais. Ceotto advogado de Daniel, afirma que “não há comprovação de ligação dele com criminosos”. O MPE alega que ele teria recebido doação de traficante.
Prefeitos com pendências na justiça eleitoral:
- Água Doce do Norte – Adilson Cunha (PMDB)
- Alegre – Paulo Lemos (PMDB) – Alvo de representação por compra de votos.
- Ibatiba – José Alcure (PP)
- Iconha – João Paganini (PSB) – Acusado de compra de votos pelo adversário.
- Itapemirim – Luciano de Paiva (PSB) – Alvo de duas ações do DEM e uma do PTB. Uma delas já teve parecer do (MPE) Ministério Público Estadual para que seja aceita.
- Jaguaré – Rogério Feitani (PMN)
- Marilândia – Osmar Passamani (PMDB)
- Muniz Freire – Paulo Mignine (PSB)
- Pinheiros – Antônio Carlos Machado (PSB)
- Presidente Kennedy – Amanda Quinta (PTB) – Alvo de representação, ação de recurso do MPE por compra de votos, gasto ilegal de recursos de campanha e fraude.
- Rio Bananal – Edimilson Elisiario (PP)
- São José do Calçado – Liliana Bullus (PSB)
- São Gabriel da Palha – Henrique Vargas (PRP)
- Sooretama – Esmael Nunes (PMDB)
- Viana – Gilson Daniel (PV)
fonte: Agora News MK com informações: Tribunal Regional Eleitoral e Ações CitadasJornal impresso A GAZETA, de 10 de Fevereiro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário