Orly Gomes é eleito prefeito de Guarapari em eleições com grande número de abstenções
O candidato Orly Gomes (DEM) foi eleito prefeito da cidade de Guarapari, neste domingo (03).
O candidato Orly Gomes (DEM) foi eleito prefeito da cidade de Guarapari, neste domingo (03), durante as eleições suplementares que acontece no munícipio após o candidato mais votado nas eleições de 2012 ter tido seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Orly teve 43% dos votos válidos, o que representa um total de 24.709 eleitores. Com 1.690 votos a menos (40,06%), Carlos Von (PSL), ficou em segundo lugar, seguido por Ricardo Conde (PSB), em terceiro, que obteve 13,21% dos votos (7.592 votos). Edinho Maioli (PV) ficou com 3,72% (2.137 votos). A candidata Beth Hadad, que teve seu registro de candidatura indeferido pelo TRE-ES teve seus votos contabilizados como nulos.
A eleição “fora de época” foi marcada pelo grande número de abstenções. Dos 82.961 eleitores de Guarapari, considerado o oitavo maior colégio eleitoral do Espírito Santo, 20.717 não compareceram às urnas para eleger o novo prefeito da cidade, o que representa 25,17% do número de aptos a votar. Além disso, 2.275 eleitores anularam o voto e 3,02% votaram em branco.
O resultado das eleições foi divulgado pelo Cartório Eleitoral do Município pouco mais de uma hora após o fim da votação, às 18h10. Durante o pleito, 71 locais de votação, 261 seções eleitorais e 261 urnas eletrônicas foram disponibilizadas na cidade.
Eleição é a 1ª do país em 2013
O candidato mais votado nas eleições de outubro de 2012, Edson Magalhães (PPS), que obteve 58,31% dos votos, teve seu registro de candidatura cassado pelo TSE. Como ele havia alcançado mais de 50% dos votos válidos, o TRE-ES teve que marcar uma nova eleição no município, conforme determina a legislação. Por ter obtido o maior número de votos, independentemente do índice de comparecimento do eleitorado do município, Orly Gomes foi eleito neste domingo.
As eleições suplementares em Guarapari são as primeiras realizadas pelo TSE em todo o país. Até o início de abril, serão realizadas outras 18 votações para a definição de novos comandos nas cidades brasileiras.
Prisões e urnas substituídas
Durante o pleito, seis pessoas foram detidas pela Polícia Militar fazendo boca-de-urna em Guarapari. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os detidos foram encaminhados à Delegacia de Guarapari, onde foram lavrados Termos Circunstanciados.
Apesar das prisões, as eleições municipais foram realizadas em clima de tranquilidade. Somente quatro urnas foram substituídas, desde o início da votação, na manhã deste domingo. Os problemas que ocasionaram a substituição foram verificados nas seções eleitorais localizadas em: Setiba (na Igreja Batista); em Ipiranga (na Escola Benedita Martins da Silva); na Praia do Morro (Escola Zilnete Pererira Guimarães) e na Zona Rural, distrito de Todos os Santos (Escola Arlindo Gobbi).
Justificativa de voto
Os mais de 20 mil de eleitores de Guarapari que não votaram neste domingo terão 60 dias após a eleição para justificar sua ausência. Os cartórios eleitorais do país não estiveram abertos neste domingo, pois o custo seria muito alto para a Justiça Eleitoral. Então, a partir de segunda-feira, dia 4, os ausentes poderão procurar qualquer cartório eleitoral do país e fazer a justificativa.
fonte:Viaes.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário