sábado, 9 de fevereiro de 2013


Saúde em SFI terá esquema especial de atendimento para Carnaval

Postos de Saúde vão funcionar 24 horas para eventuais necessidades
 Carlos Grevi

Postos de Saúde vão funcionar 24 horas para eventuais necessidades

O Carnaval é uma festa popular conhecida em todo o mundo. Em São Francisco, todos os anos, o município recebe um grande número de turistas e a cidade quer estar preparada para suprir as emergências médicas que se fizerem necessárias. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde liberou elaborou um esquema especial de funcionamento dos postos de saúde e Hospital, bem como a dinâmica de trabalho das ambulâncias, durante o feriado.
Os postos de Saúde de Barra do Itabapoana, Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Santa Clara, São Francisco e Sossego vão funcionar 24 horas para eventuais necessidades de atendimento. A localidade de Santa Clara, além do funcionamento do posto ainda vai receber um ônibus que funcionará 24 horas, com o apoio de um enfermeiro e um técnico de enfermagem e uma ambulância para casos que não puderem ser resolvidos no local. 
O Hospital Municipal Manoel Carola vai realizar atendimento normalmente com o plantão diário de médicos. Além disso, o resgate e as ambulâncias vão estar à disposição através do 192 para fazer o transporte de pacientes e atender a emergências.
A secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados que se fazem necessários para os foliões e adeptos de um carnaval saudável. É importante preparar o corpo antes do carnaval e aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, batata, arroz e macarrão. Comer carnes magras, com pouca gordura e sal e não esquecer de beber bastante líquido, especialmente água. O protetor solar, fator mínimo15, é também um importante aliado à saúde.
O secretário de Saúde, Jayme Tinoco Netto, adverte também sobre os perigos do acúmulo de lixo. “É importante curtirmos o carnaval, mas sem dengue. Não deixar água acumulada, tampar as caixas d`água e não jogar lixos nas ruas ou acumulados no quintal são passos essenciais para não permitirmos a proliferação da doença,” informou o secretário que alertou ainda sobre o cuidado no uso excessivo de bebidas alcoólicas. “As emergências médicas desse período muitas vezes acontecem por uso excessivo de bebidas alcoólicas. Vamos aproveitar a festa, mas com responsabilidade,” completou. 
Durante esse período, o número de pessoas contaminadas com as doenças sexualmente transmissíveis aumenta. É vital o uso de preservativo para evitar esse problema.
Abaixo, segue a relação dos postos e dos telefones de contato:
Barra do Itabapoana – (22) 2789-6309
Gargaú – (22) 2789-7456
Guaxindiba – (22) 2727-2827
Hospital Manoel Carola – (22) 2789-0606 ou 2789-0631
Praça João Pessoa – (22) 2789-5325
Santa Clara – (22) 2727-1244
Resgate - 192
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário