domingo, 9 de junho de 2013


Garotinho: 'Sou candidato nas prévias do PR a governador em 2014'

Durante Congresso do Partido da República novas diretrizes foram aprovadas
 Vagner Basílio

Durante Congresso do Partido da República novas diretrizes foram aprovadas

O Partido da República (PR) realizou na tarde de sábado (08/05), na Via Show, na cidade de São João de Meriti, o 1º Congresso Estadual do Partido com a presença ,onde, com a presença de cerca de 9 mil pessoas, segundo a organização, foram apresentadas novas teses, aprovadas e definidas como diretrizes partidárias visando as eleições de 2014. 
Em seu discurso o deputado federal e presidente estadual da legenda, Anthony Garotinnho se anunciou como pré-candidato a Governador, ainda destacando que só se 'Deus não quiser' deixará de ser candidato.
"Não tem essa história de ser candidato a deputado ou a senador, anotem, sou candidato as prévias do PR a governador em 2014. Só não serei candidato se Deus não quiser".

O grande encontro contou com a presença de correligionários, militantes e mandatários que reuniram-se para apreciar propostas elaboradas pela Executiva Estadual e definir os rumos da legenda. Também marcaram presençã diversos representantes de outros partidos, como Mauro Silva, vereador em Campos e vice-presidente estadual do PTdoB.
Dentre as resoluções para 2014 o PR definiu, por aclamação, cinco grandes propostas. Uma delas foi a de assegurar  que candidatos eleitos no PR não migrem para outros partidos levando consigo o mandato obtido através da legenda, com compromisso que deverá ser 
assumido em cartório. Assim o candidato que resolver trocar de partido deverá entregar o mandato a agremiação partidária. "Quem quiser ir que vá, mas deixe o mandato com o partido, e vai valer para a eleição seguinte, de vereadores", anunciou Garotinho.

"Está certo o Garotinho, pois todo ano é assim, querem ser o candidato do Garotinho, mas depois de eleitos querem as mamatas do governo e viram as costas. Estamos cansados e agora é hora de segurar o compromisso partidário", reforçou a prefeita de Campos, e ex-governadora do Estado, Rosinha Garotinho. "Temos que ter foco e saber onde queremos chegar, e hoje o foco do PR é Garotinho governador, e esse é nosso foco a curto prazo". 
Outra das  propostas considerada ousada e desafiadora foi a que o PR definiu que todos os diretórios terão que filiar 1% dos eleitores dos municípios. No caso de uma cidade com o  porte de Campos, onde há cerca de 350 mil eleitores, o diretório municipal terá que ter  sua lista de filiados minimamente 3,5 mil pessoas.
Já outra tese apresentada e aprovada foi de que o PR seguirá pelo critério da proporcionalidade na definição de delegados partidários estaduais. A representação de cada futuro delegado será definida pelo número de votos apurados nas ultimas eleições para deputados federais do PR. Onde houve mais voto, haverão mais delegados representando a região.
O pré-candidato e presidente da  legenda no Estado, deputado federal Anthony Garotinho tirou como compromisso partidário o retorno dos programas sociais implementados em  sua gestão como Governador. "O PR também firma aqui o compromisso, quando retomarmos o Governo do Estado de reavaliar uma série de ações do Governo Sério Cabral  que não concordamos como é o caso da privatização do maracanã, e a expulsão e prisão de bombeiros e policias militares que protestaram por melhor salários", afirmou o presidente da legenda.
O vice-presidente da legenda e coordenador geral da campanha do PR na disputa pelo Governo do Estado, o deputado Estadual Geraldo Pudim, foi enfático no discurso ao dizer que, mais que o foco no objetivo partidário, os correligionários terão que ter comprometimento com as metas do partido. 
“Hoje vocês sairão daqui com o compromisso de levar adiante os planos do PR para o Governo do Estado. Muitos se elegeram se apoiando em nosso líder maior o Garotinho e na hora de defendê-lo esconderam-se ou fizeram pouco caso. Esta é a hora de nos comprometermos com a batalha que está por vir. Temos que estar juntos, lado a lado, igual aos espartanos. Juntos somos fortes”, disparou o coordenador que também fez referência as cisões na base do PR na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Entre outras resoluções tiradas no congresso uma foi considerada o ponto alto do espírito republicano. O diretório estadual decidiu e aprovou também por aclamação, que a formação das nominatas majoritárias se dará por meio do voto dos correligionários filiados ao partido com o mínimo de 6 meses de tempo de filiação.
Ficou definido ainda que até dezembro todos os diretórios municipais terão convenção  e a estadual até março de 2014.
Sobre novos nomes no PR, Garotinho anunciou o acerto com o ex-jogador Romário do PSB, que teria deixado tudo acertado para se filiar ao Partido República, além da deputada federal Lilian Sá, que retornaria depois de ter saído para o PSD.
"Para quem tiver cargo e quiser vir para o partido, teremos que primeiro ouvir o diretório municipal que decide se aprova a proposta", afirmou Garotinho.
"As pessoas vieram discutir política e os rumos do nosso grupo político e em cima do que Garotinho diz, quero afirmar que temos tido o oportunidade de como deputada, combater tudo aquilo que não concordamos com o que tem sido feito no Governo do Estado", declarou a deputada estadual Clarissa Garotinho.
O deputado federal Paulo Feijó destacou o nome de Garotinho. "Não há dúvida alguma de que temos o melhor nome para governar do estado do Rio de Janeiro, assim como os melhores nomes para deputados estaduais e federais, mas temos que trabalhar e fortalecer o que foi e está sendo feito, para que todos possam ter a compreensão do futuro político que o estado terá sendo retomado por este grupo político que é liderado por esse homem incansável".

Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário