domingo, 7 de julho de 2013

Cai consumo de guloseimas em 16% entre os jovens


Foto: Tetra Imagens / Corbis





Cerca de 70% dos jovens consomem feijão, 43,4% hortaliças e 51,5% tomaram leite em cinco ou mais dias na semana. A novidade fica por conta da redução de 16,3% para consumo de guloseimas (balas, confeitos, doces, chocolates, sorvetes e outros) e de 4,8% de refrigerante. No entanto, 41,3% dos jovens comem guloseimas; 35,1% biscoitos e 33,2% refrigerantes cinco ou mais dias na semana.
Também foi investigada a existência de cantinas e pontos alternativos de venda dentro das escolas, e os alimentos neles comercializados. Enquanto os salgados de forno estavam disponíveis para 39,2% dos estudantes, as frutas frescas ou salada de frutas estavam disponíveis para apenas 10,8%. Já nos pontos alternativos predominavam as guloseimas (balas, confeitos, doces, chocolates, sorvetes e outros), disponíveis para 33,4% dos escolares, enquanto as frutas frescas eram disponibilizadas para apenas 3,5% deles.
O Ministério da Saúde firmou parceria com a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) para promover hábitos mais saudáveis à alimentação dos estudantes das instituições de ensino privado. A iniciativa prevê a distribuição do Manual para Cantinas Escolares Saudáveis e oferta de curso online para profissionais da área da educação.
A atividade física está presente no cotidiano dos estudantes entrevistados, 30,1% praticam, em média, uma hora de atividade física diária, nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A importância de desenvolver hábitos de alimentação saudável e promover a atividade física entre crianças e adolescentes para a manutenção desses comportamentos na vida adulta e consequente redução de risco de doenças crônicas e obesidade, que já atinge quase metade da população adulta brasileira.
Fonte: Fabiane Schmidt / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário