Começa a Festa da Penha! Veja a programação das missas e shows em Vila Velha
Está se aproximando o dia da comemoração de mais uma Festa da Penha. A 3ª maior festa religiosa do País será realizada do dia 8 a 16 de abril e a programação de shows da Festa Popular já está definida: Paralamas do Sucesso e Padre Juarez são as atrações nacionais do evento. Macucos, Casaca e Higino e Gabriel completam os shows que vão agitar a Festa Popular, na Prainha. A organização é da Secretaria de Cultura e Turismo de Vila Velha (Semcult).
O Secretário de Cultura e Turismo, Antônio Ramos Barbosa, disse que a Prefeitura está em sintonia com a comissão organizadora da Festa da Penha, a Mitra. “Vai ser uma festa bonita e bem organizada”, completou o secretário.
Eny Marques, de 74 anos, é devota de Nossa Senhora da Penha e desde que se mudou para o Espírito Santo, na década de 50, acompanha a festa religiosa. "É sempre uma emoção enorme participar das missas e vejo que, mesmo com o passar dos anos e das dificuldades, as pessoas não perderam sua fé. Adorei saber que o show vai ser do Padre Juarez. Não vou deixar de ir ao seu show, ele tem muito carisma”, comentou Eny.
Segurança
A segurança da festa da Penha já está sendo planejada pela Prefeitura. Doze câmeras de videomonitoramento farão o monitoramento das ruas que dão acesso ao Parque da Prainha. A Secretaria de Defesa Social já se reuniu com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Exército para traçar o plano de trabalho para os dias da festa.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um esquema especial para atender, todos os dias, os fiéis, romeiros e participantes da Festa da Penha. Será montada uma tenda no Parque da Prainha, em frente à Casa da Memória, com dois consultórios e sala de repouso. Uma equipe, formada por médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem, estará de prontidão no local para atender à população.
No Campinho do Convento, por sua vez, haverá outra tenda, também com equipe médica para socorrer, caso seja necessário, os participantes das missas. Além disso, haverá postos de orientação para aferição de pressão arterial nas duas subidas do Convento. Duas ambulâncias estarão à disposição para atendimento de ocorrências de urgências e emergências.
Hotsite
E já esta no ar o hotsite da Festa da Penha. O site mostra todas as informações sobre o evento, como histórico da festa, programação, itinerário, mapa do evento, fotos e outros serviços.
Convento da Penha
O espanhol Frei Pedro Palácios aportou em Vila Velha em 1558 e deu início a construção de uma das mais belas edificações do Espírito Santo, que proporciona aos visitantes uma paisagem única, de onde se pode avistar os municípios de Vila Velha e Vitória. Frei Pedro Palácios encomendou de Portugal uma imagem de Nossa Senhora da Penha, que ainda está no Convento. No início, o monumento era apenas uma capela.
Conta a história que a primeira pedra da edificação que hoje conhecemos foi lançada em 1651 pelo guardião Francisco da Madre de Deus. Ao longo dos anos, o Convento recebeu ampliações e reformas. O Convento integra a parte principal de um conjunto que inclui a capela de São Francisco, a gruta de Frei Pedro Palácios, onde o religioso buscou abrigo em sua chegada na cidade, situada na entrada velha para o convento. O mais belo cartão postal capixaba é ponto de visita não só de fiéis, mas também de turistas de todas as religiões que buscam conhecer as riquezas capixabas.
Considerada a terceira maior festa religiosa do Brasil, a Festa da Penha, dedicada à padroeira do Estado, reúne milhares de fiéis. Ela é realizada todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa, no Convento da Penha, no sítio histórico da Prainha.
Confira a programação da Festa da Penha 2012
Festa Popular
Shows
13 de abril – sexta-feira
19h30 – Forró Comichão
21 horas - Macucos
22 horas- Casaca
15 de abril - domingo
21 horas - Paralamas
16 de abril - segunda-feira
18 horas - Padre Juarez
21 horas - Higino e Gabriel
HORÁRIOS DE MISSAS NA CAPELA DO CONVENTO
Dia 08 de abril – 5h, 7h, 9h e 11 horas
Dia 09 de abril a 12 de abril – 6h, 7h, 8h e 9h30
Dia 13 de abril – Missa às 9h30 com participação de advogados
Dia 14 de abril – 6h, 7h30, 11 horas
Dia 15 de abril- 5h, 7h, 11h e 14 horas
Dia 16 de abril – 0, 1h30, 6h, 9h, 12 horas
OITAVÁRIO
De 08 a 14 de abril – Campinho do Convento às 14h30
Dia 15 – Prainha, às 15h30
MISSAS
De 08 a 14 – Campinho do Convento: às 15 horas
Domingo: Área Serrana
Segunda: Área Vila Velha
Terça: Área Cariacica/ Viana
Quarta: Área Benevente
Quinta: Área Serra
Sexta: Área Vitória
Sábado: Diocese Cachoeiro de Itapemirim
Dia 14 – Missa da Diocese de São Mateus no Campinho, às 8 horas
Dia 15 - Missa da Diocese de Colatina no Campinho, às 9 horas
Missa da Romaria das Mulheres no Campinho, às 16 horas
Dia 16 – Missa da CRB e Seminário Nossa Senhora da Penha no Campinho às 7 horas
Missa das Pastorais Sociais no Campinho às 10 horas
Missa de encerramento na Prainha às 16 horas
ROMARIAS
Cavaleiros – 08 de abril, saída de Cobilândia às 8h30 militares – 13 de abril, saída da Prainha às 14 horas
Pessoas portadoras de deficiência – 14 de abril, saída da Catedral de Vitória às 19h30 Homens – 14 de abril, saída da Catedral de Vitória às 19 horas
Colatina – 15 de abril, saída do Portão do Convento às 8 horas
Marítima – 15 de abril, Saída da Ilha das Caieiras às 9 horas
Motociclistas – 15 de abril, saída Praça Costa Pereira às 10 horas
Mulheres – 15 de abril, saída do Santuário de Vila Velha às 14h30
Ciclistas – 16 de abril, saída de Cobilândia às 8h30
ATENDIMENTO DE CONFISSÃO
09 a 15 de abril – de 8h às 11 horas e de 14 às 16h30 na Capela da Penitência – atendimento dos padres franciscanos.
Dias 11 e 13 de abril – de 14h às 16h30 na Capela da Penitência – atendimento Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo metropolitano
SHOW DE ENCERRAMENTO
Padre Juarez Castro – dia 16 de abril
fonte:Folha Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário