domingo, 4 de novembro de 2012


Eletrocardiograma ganha versão para celulares graças a jovem de 17 anos


Uma estudante de 17 anos de idade inventou um dispositivo portátil e de baixo custo capaz de realizar um exame de eletrocardiograma (ECG). O protótipo, apresentado por Catherine Wong, do Morristown High School, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, lê e amplifica os sinais cardíacos, transmitindo-os via Bluetooth para um telefone celular. Assim, é possível visualizar o sinal dos batimentos e enviá-los via 3G para que médicos possam avaliar o paciente à distância.
Catherine é tão interessada em fazer ferramentas médicas de baixo custo que, no ano passado, construiu um estetoscópio que poderia transmitir dados pelo telefone celular.
Nesta nova criação, a estudante, com a ajuda de seu professor de Física, construiu dois componentes separados: um transmissor Bluetooth com um microprocessador programado para ler o ECG e enviá-lo para o celular, e outro com circuitos de amplificação para amplificar a atividade elétrica do coração.
Para Catherine, o objetivo desse projeto é beneficiar pacientes em países do terceiro mundo, que não têm a oportunidade de realizar este exame em centros médicos devido ao seu alto custo. Como quase todos os cidadãos são donos de um telefone celular, é possível fazer deste dispositivo uma alternativa de baixo custo aos tradicionais eletrocardiógrafos.
Via Google Science Fair

Nenhum comentário:

Postar um comentário