segunda-feira, 26 de novembro de 2012





Começa a colheita da jaca em nossa região


Começa a colheita da jaca em nossa região
Uma das frutas mais apreciada no país a jaca está começando a sua colheita em nossa região O seu pico acontecem nos meses de dezembro e janeiro. No passado eram abundantes nas propriedades rurais, mas seu cultivo diminuiu devido o valor de sua madeira usada na construção naval.
Em Candéus, localizada em Itapemirim, o agricultor Charles Sad cultiva vários pés plantadas a mais de quatro décadas. São das espécies dessa jaca mole e dura algumas pesando mais de 12 quilos.
A curiosidade partiu do aposentado Túlio Sampaio, morador de Marataízes, relatando sua viagem ao Rio Grande do Sul realizado quando era caminhoneiro a cerca de trinta anos. “Levei uma jaca para dar de presente a um amigo numa cidade perto de Porto Alegre. Para minha admiração ninguém conhecia jaca no local. Ficaram fascinados pela doçura de seus favos. Até o páraco pediu um pedaço e levou para analise em um laboratório para certificar e conhecer mais sobre a fruta”, disse Túlio. A região que mais existem pés de jaca é compreendida entre a grande Piabanha e Itapecoá, em Itapemirim.








fonte:Maratimba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário