quarta-feira, 28 de novembro de 2012


ALI, NO PASSADO...


Distrito de Maniva(Praça João Pessoa)

foto:Blog alô a todos

Criado em 20 de novembro de 1873 pelo Decreto n° 1951,a freguesia de São Luiz de Gonzaga ,atual Maniva,se constitui no último distrito criado na região,enquanto município de São João da Barra .Formado em uma importante área de terra férteis ,com várias lagoas ,riachos e brejos,é o único que não tem praia.Por estar mais distante do litoral,e pelas dificuldades de sua região ser alcançada,em razão da falta de estradas e outras vias,e das intensas matas que foram vagarosamente desbravadas ,só mais tarde foi sendo ocupado.

Destaca-se por marcos importantes ;margeia o rio Itabapoana,na divisa com o Estado do Espírito Santo  e com o município de Campos  dos Goitacazes;estando em seu território,o mais alto ponto municipal,o Morro do Mico;com 204 metros de altitude.Dividido em várias Fazenda,algumas históricas,entre as quais a Fazenda Santana,Fazenda do Mico e Fazenda Floresta.

Contar a história desse Distrito é penetrar nos momentos mais íntimos e românticos da ocupação desta região.Famílias que se tornaram tradicionais ,sucedidas por várias gerações,ainda são proprietárias da terras,antes desconhecidas,inexploradas,virgens,selvagens,hoje agricultáveis;conservando a cultura implantada por seus antepassados.São muitos os contos,lendas e costumes que vencem os tempos e que certamente perdurarão por muitos anos.

Há ainda um conservadorismo e uma paixão forte;facilmente percebidos em seus habitantes;que não escondem e nem conseguem disfarçar este sentimento.

Por mais que tenham mudado os costumes ,que tenha evoluído a cultura,que os mais jovens busquem o modismo e a modernidade,ainda são extremamente fortes as raízes plantadas pela civilização pioneira.Quanto à beleza de seu território,é quase que indescritível,tamanha são  as vistas,que focadas são verdadeiros cartões postais,com paisagens encantadoras ,escupidas pela natureza que foi generosa na sua formação.

Hoje ,a localidade de Praça João Pessoa,tem a maior concentração populacional do distrito,sendo o maior centro urbano do mesmo e um dos maiores do município.

-Em Praça João Pessoa,o Clube dos Laçadores,fundado em 1970,se destaca como resultados da união dos moradores locais em prol do seu crescimento e evolução sócio-cultural,da preservação dos seus costumes e tradição.

-Sede das exposições agropecuárias ,Praça João Pessoa,mostra a sua grandeza,e sua importância no contexto municipal.

-Joaquim Gomes Crespo,que dá nome a sua principal unidade de ensino e avenida,foi um dos mais importantes desbravadores desta região.Sua descendência é numerosa,e é um capítulo à parte da nossa história.

Como já antecipei ,falar sobre este distrito é penetrar nos momentos mais íntimos e românticos da sua ocupação.Seria necessário ouvir cada família ,visitar cada fazenda e juntar cada pedacinho dos contos.Pois cada um tem uma particularidade,tem um enredo ,um fato surpreendente e singular.

fonte: A Minha Terra também faz parte da História do Brasil
Autor :Meu amigo ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário