quinta-feira, 1 de novembro de 2012



Final
Campeonato Municipal de São Francisco de Itabapoana-2012





VALÃO SECO X AMPRAJOPE(PRAÇA): A DECISÃO COMEÇA  NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 04/11

Por: Genecy Filho

Está confirmada para o próximo domingo, dia 04/11, no Estádio do Valão Seco, a primeira partida da final do Campeonato Municipal de Futebol Amador – Categoria Principal, de São Francisco de Itabapoana, entre as  equipes Valão Seco e Amprajope de Praça João Pessoa. Quem sairá com a vantagem para o segundo jogo? Qual será a equipe Campeã? Façam suas apostas!

Uma rivalidade histórica

É histórica a rivalidade entre Valão Seco e Praça em finais de campeonato. Nos áureos tempos quando o futebol era uma paixão entre os moradores dessas duas comunidades, as duas equipes arrastavam torcedores de todos os cantos do Município. Juntamente com a equipe de Buena e de Travessão de Barra, Valão Seco e Praça João Pessoa, sempre montaram equipes poderosas e constantemente estavam presentes na final. 

Valão Seco X Praça: Uma rivalidade, segundo contam,  decidida no “plano espiritual” Será?

É só conversar com torcedores, atletas e dirigentes que participaram ou apenas presenciaram a trajetória  dessas duas equipes nos campeonatos disputados em anos passados, que vocês ouvirão histórias que comprovarão a afirmação de que, muitas vezes, a disputa entre essas duas equipes ultrapassavam as quatro linhas e o “plano real” e ia parar no “campo espiritual”. Fato esse que era levado a sério por alguns e que era motivo de brincadeira por outros. O fato é que toda vez que as duas equipes chegavam à final, o mesmo assunto vinha à tona.

Como participei de alguns momentos de rivalidade, já como auxiliar e depois como técnico, vou contar um episódio, sem citar nomes, ocorrido na final do campeonato do ano que me foge a mente nesse momento, disputada no estádio em Ponto de Cacimbas. Tínhamos no elenco um atleta que era fissurado nessas questões espirituais e durante todos os dias da semana da final ele tentava me convencer a conseguir com a diretoria dezoito cuecas novas e brancas que seriam “batizadas” e que todos os atletas do elenco deveriam utilizar no dia do jogo. Como não compactuei com a ideia ele convenceu alguns atletas a ceder cuecas para “quebrar”, segundo ele, um “trabalho “ feito pela equipe adversária. 

No momento dos atletas vestirem o uniforme, um dos atletas percebeu que esqueceu a tal cueca “batizada” em casa. Percebi o alvoroço, mas ele mentiu dizendo que tinha esquecido outra coisa. Saiu em carreira desabalada e voltou em seguida com a tal cueca. 

Resumindo, apesar de termos um time notoriamente superior ao da equipe adversária, não conseguimos fazer o gol nos noventa minutos. Fomos para as cobranças dos pênaltis e perdemos o título. Fato que veio reforçar a crença de alguns na tal ajuda do “além” a equipe adversária. 

Crendice popular ou verdade, isso não se pode comprovar. O real é que a equipe de Praça João Pessoa sempre saiu derrotada na, provável,  disputa travada no “além”. Toda vez que tinha a equipe de Valão Seco pela frente, o sentimento de que a luta no “plano espiritual” seria desfavorável voltava. O fato concreto é que Praça nunca conseguiu ser campeão enfrentando a equipe de Valão Seco, o que alimentava mais ainda a mística do jogo decidido no “além”.



Será que os tempos agora são outros como dizem? 

Segundo os que sempre acharam isso uma balela, uma palhaçada, os tempos agora são outros. Entre os que acreditavam e os que não acreditavam, o fato é um só. Vai seu uma decisão complicada, com nuances impróprias para cardíacos. 

O fato concreto é que as duas equipes chegaram bem credenciadas à final e será interessante assistir a reedição de uma rivalidade que fez parte do histórico futebolístico de saudosos  amantes do futebol bem jogado e disputado com lealdade, dentro das quatro linhas. O importante é entender que não existe favorito numa final de campeonato. Boa sorte para as duas equipes. Que vença a melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário