sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Saúde

Mistério: Por que soluçamos?


O soluço geralmente é provocado pela irritação do nervo frênico, que controla o diafragma - principal músculo envolvido na respiração. Quando sensibilizado, o nervo ordena que ele se contraia junto com os músculos intercostais (entre as costelas), fazendo você inalar o ar subitamente. A contração vem acompanhada do fechamento da glote, uma abertura na entrada da laringe, localizada justamente entre as cordas vocais.
O resultado é a vibração das cordas, gerando aquele barulhinho embaraçoso: hic, hic, hic. Os médicos listam uma enorme quantidade de causas prováveis para o fenômeno. Difícil é saber qual delas está por trás de cada um dos milhares de soluços que damos durante a vida. Comer demais e se encher de refrigerantes, por exemplo, podem fazer o estômago se distender a ponto de incomodar o nervo frênico.
Tabagismo, consumo de álcool, estresse e ansiedade também contribuem para o espasmo involuntário. Outro fator é a mudança abrupta de temperatura - tomar sopa quente e beber água gelada em seguida, ou entrar na ducha fria logo depois da sauna, e por aí vai. Até mesmo um feto no 3o mês de gestação pode soluçar, indicando que as causas estariam presentes já nos primeiros estágios do desenvolvimento.
Também não há consenso sobre o que fazer para espantar o soluço. Prender a respiração, tomar água com o nariz tampado e levar um susto são artimanhas que podem ter lá sua ciência. O mais garantido, porém, é simplesmente esperar alguns minutos até que o soluço simplesmente vá embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário