segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Vaticano nega que doença e diz que Bento 16 não sofreu pressão para renunciar

O papa Bento 16 não sofre de nenhuma doença específica e sua decisão de renunciar foi tomada sem pressão externa, disse o porta-voz do Vaticano nesta segunda-feira após o surpreendente anúncio do pontífice de que deixará o cargo no final deste mês.
O padre Federico Lombardi disse que a decisão do papa, de 85 anos, não foi devido a uma doença, mas a um declínio progressivo da sua força, o que é normal em um homem com sua idade. “Nos últimos meses ele tem observado um declínio em seu vigor tanto de corpo quanto de espírito”. “Foi uma decisão pessoal dele, tomada com total liberdade, que merece total respeito”, disse o porta-voz. Lombardi não descartou também que, já na próxima Semana Santa, o novo pontífice já esteja definido.
Em um livro de entrevistas publicado em 2010, o Papa já havia falado da
possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar suas atividades. “A idade oprime”, disse o irmão mais velho do Papa, o também religioso Georg Ratzinger, 89. Segundo ele, que já sabia dos planos de Joseph, o médico do sumo pontífice aconselhou ao papa que não faça mais viagens transatlânticas. O irmão afirmou também que o Bento 16 tem cada vez mais dificuldades para andar, o que complica sua vida pública, e ressaltou que seu “irmão quer mas tranquilidade a esta idade”.
fonte:Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário