terça-feira, 2 de abril de 2013

Ex-catadora de caranguejos é selecionada para mestrado em Biociências
Marina Barreto cursou Ciências Biológicas e agora ingressa no mundo da pesquisa
 Ururau

Marina Barreto cursou Ciências Biológicas e agora ingressa no mundo da pesquisa

A história da ex-catadora de caranguejos Marina Barreto Silva, que deixou a dura vida no mangue de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana (RJ), para se formar no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UENF/Cederj, em 2009, acaba de ganhar mais um capítulo: ela foi selecionada para o mestrado em Biociências e Biotecnologia da UENF e vai ingressar no mundo da pesquisa científica.  A nova etapa da sua vida começa em 06/05, quando será aberto o ano letivo na Universidade.
Nascida em São Francisco do Itabapoana (RJ),  Marina foi atraída pela vontade de participar de pesquisas relacionadas ao câncer. Seu projeto para o mestrado tem como título “Avaliação da atividade antineoplásica do extrato de Pereskia aculeata”, uma planta popularmente conhecida como “Ora-pro-nobis”. O estudo será orientado pela professora Elena Lassounskaia, do Laboratório de Biologia do Reconhecer (LBR), vinculado ao Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF.
Antes da seleção para o mestrado, Marina tinha sido aprovada em dois concursos para o magistério. Mas, entre maio de 2011 e dezembro de 2012, dedicou-se a um estágio de aperfeiçoamento não remunerado em Imunologia no laboratório onde agora vai atuar como mestranda.

Vencer barreiras já está virando rotina na vida de Marina, mas ninguém se engane quanto às dificuldades para subir cada degrau:
“Tenho muito medo das provas e de falar em público, porém acabei cedendo porque descobri que no mestrado tem a pesquisa sobre o câncer, o que me interessou muito”, diz Marina, que concluiu o ensino fundamental em 1979 e esperou 11 anos para ingressar no ensino médio, quando foi instalada uma escola em sua localidade.
Ela lembra que só voltou a estudar porque precisou acompanhar de perto a vida escolar de sua filha, que não se adaptava à escola. Tanta proximidade despertou a atenção das professoras, que a incentivaram a cursar o ensino médio assim que ele passou a ser oferecido. Quando terminou, Marina ficou sabendo da existência do curso de Biologia a distância da UENF, que tem um polo do Consórcio Cederj em São Francisco de Itabapoana.
“Eu me interessei a fazer o curso, em primeiro lugar, porque poderia estudar em casa. Eu não tinha como fazer uma graduação normal, sair de casa todos os dias. Além disso, fiquei interessada porque o curso era de Biologia, área que sempre gostei”, conta Marina, cuja história vem despertando a atenção de diversos veículos de comunicação. Recentemente, sua trajetória foi contada no Portal UOL, e ela própria foi entrevistada no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.
O Cederj, consórcio entre universidades públicas dedicado a oferecer ensino superior a distância, tem polos espalhados por todo o estado do Rio. A UENF participa do consórcio com os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e em Química. O ingresso é feito através do Vestibular do Cederj.
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário