Presidente Kennedy avança na gestão social
Presidente Kennedy-ES, ao lado de Rio Bananal, no norte capixaba, foram os dois únicos municípios do Espírito Santo incluídos na lista dos 100 primeiros Municípios do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS) 2009.
Com o índice de 0,622 - no total de 1 -, Presidente Kennedy ficou em 13º lugar e Rio Bananal, com 0,609, em 25º.
A pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) também indica que as prefeituras com os melhores resultados estão, em sua grande maioria, concentradas no Sul e no Sudeste. Os dez primeiros colocados do ranking geral foram premiados durante a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no último dia 10 de maio.
Desde 2002, os Municípios vêm conquistando uma melhora em sua gestão social, conforme indica o IRFS. A pesquisa, além de mostrar os resultados da administração municipal em 2009, traz uma análise comparativa dos resultados anteriores. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, chama atenção para algumas questões externas que interferiram no índice de 2009.
“Foi o primeiro ano de mandato dos prefeitos e a crise econômica mundial impactou fortemente nas receitas da União, e consequentemente, nas transferências federais para os Municípios”. A crise financeira mundial ocorrida em 2009 afetou não só as finanças dos Municípios, mas também a sua gestão social.
“Das três áreas avaliadas, a fiscal e a de gestão caíram, porém a dimensão social aumentou”, pontua. “No conjunto, os Municípios têm aperfeiçoado a arrecadação própria ao longo dos anos, fator que contribui para a melhora da administração dos recursos municipais e a melhora da provisão de serviços”, resume. Ziulkoski.
A lista dos 100 primeiros colocados possui este ano 41 Municípios gaúchos e 25 paulistas. Também entre os 30 melhores por Estado, o Rio Grande Sul se mantém em destaque com 11 Municípios. Os demais foram: São Paulo com nove, Minas Gerais com quatro, Santa Catarina com três, Espírito Santo com dois e o Ceará com um Município.
Fonte:Blog Kennedense com informações- Diário do Congresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário