quinta-feira, 19 de maio de 2011

  Presidente Kennedy avança na gestão social 


Reginaldo-dos-Santos-QuintaPresidente Kennedy­-ES, ao lado de Rio Bananal, no norte capixaba, foram os dois únicos municí­pios do Espírito Santo incluí­dos na lista dos 100 primeiros Municípios do Índice de Res­ponsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios (IRFS) 2009.
Com o índice de 0,622 - no total de 1 -, Presidente Kennedy ficou em 13º lugar e Rio Bananal, com 0,609, em 25º.
A pesquisa divulgada on­tem pela Confederação Na­cional de Municípios (CNM) também indica que as prefei­turas com os melhores resul­tados estão, em sua grande maioria, concentradas no Sul e no Sudeste. Os dez primei­ros colocados do ranking ge­ral foram premiados durante a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no úl­timo dia 10 de maio.
Desde 2002, os Municí­pios vêm conquistando uma melhora em sua gestão social, conforme indica o IRFS. A pesquisa, além de mostrar os resultados da administração municipal em 2009, traz uma análise comparativa dos resul­tados anteriores. O presiden­te da CNM, Paulo Ziulkoski, chama atenção para algumas questões externas que interfe­riram no índice de 2009.
“Foi o primeiro ano de mandato dos prefeitos e a cri­se econômica mundial impac­tou fortemente nas receitas da União, e consequentemen­te, nas transferências federais para os Municípios”. A cri­se financeira mundial ocorri­da em 2009 afetou não só as finanças dos Municípios, mas também a sua gestão social.
“Das três áreas avalia­das, a fiscal e a de gestão ca­íram, porém a dimensão so­cial aumentou”, pontua. “No conjunto, os Municípios têm aperfeiçoado a arrecadação própria ao longo dos anos, fa­tor que contribui para a me­lhora da administração dos re­cursos municipais e a melhora da provisão de serviços”, re­sume. Ziulkoski.
A lista dos 100 primeiros colocados possui este ano 41 Municípios gaúchos e 25 pau­listas. Também entre os 30 melhores por Estado, o Rio Grande Sul se mantém em destaque com 11 Municípios. Os demais foram: São Paulo com nove, Minas Gerais com quatro, Santa Catarina com três, Espírito Santo com dois e o Ceará com um Município.
Fonte:Blog Kennedense com informações- Diário do Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário