quinta-feira, 5 de maio de 2011


Saúde de Arraial do Cabo alerta para aumento dos casos de conjuntivite no município



    O ar seco das últimas semanas tem provocado um crescimento no número de casos de conjuntivite no Rio de Janeiro. E em Arraial do Cabo não tem sido diferente. Em 2011 o município cabista observou um aumento no número de casos no mês de março/abril em relação ao mesmo período no ano anterior. Isso se dá principalmente pela falta de informação do paciente.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica,Guilherme Barretto, o município notificou este ano apenas 1 caso, porém existem ainda diversos casos ainda em fase de investigação, o que aumenta significativamente esse número.
– Para que esse quadro mude é necessário que a população tome algumas medidas de prevenção fazendo com que a doença deixe de ser frequente no município – disse o coordenador.
Guilherme fala dos cuidados necessários para evitar a contaminação. Segundo ele pequenas medidas como lavar as mãos e o rosto frequentemente, evitar aglomerações, até mesmo piscinas de academias ou clubes e praias, não coçar os olhos, trocar as toalhas do banheiro, sabonete, fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise, não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza, evitar contato direto com outras pessoas, não ficar em ambientes onde há bebês, não usar lentes de contato durante esse período e evitar banhos de sol.
Para diagnosticar a causa da conjuntivite, é aconselhável a ida a um serviço de saúde mais próximo, onde o médico poderá retirar uma amostra das secreções purulentas produzidas pelos olhos, que será analisada em nível bacteriológico, fungal e viral na tentativa de descobrir qual o agente causador da conjuntivite. É utilizado gaze e água filtrada ou mineral, ou ainda soro fisiológico, para limpar as casquinhas que se formam em volta do olho.
Não deve ser tocado com a superfície das embalagens no olho ou pálpebra quando da aplicação, para evitar a contaminação das soluções (colírios e pomadas); No caso do agente causador, o médico poderá prescrever um tratamento com antibiótico (em caso de bactérias), antifungo (em caso de fungo) ou antiviral (em caso de vírus), que será diferente consoante o tipo e o grau de resistência do agente que causa a doença.
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas. Podem ser ocasionadas por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção. A doença é relacionada aos hábitos de higiene das pessoas.


fonte:Blog Fala Rio das Ostras


Nenhum comentário:

Postar um comentário