Para estimular aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na infância a aprender a ler e a escrever, a Prefeitura de Presidente Kennedy está concedendo uma ajuda de custo de R$ 100 para quem se ingressar no programa de Educação de Jovens e Adultos.
O objetivo é baixar o índice de analfabetismo na cidade, que era elevado no passado, para próximo de zero até o final do ano. Hoje, 700 alunos estão matriculados no EJA.
A metodologia utilizada nas aulas foi desenvolvida pelo Instituto Paulo Freire e disponibiliza recursos audiovisuais e cadernos temáticos que facilitam o aprendizado.
Todas as escolas de Presidente Kennedy disponibilizam espaços para a educação de jovens e adultos, o que é importante, pois facilita o acesso principalmente dos mais velhos.
Outro benefício é que o aluno pode escolher o melhor horário para estudar e não apenas à noite, como é a forma tradicional. Esse é outro estímulo, já que muitos adultos trabalham ou tem compromissos que não os permitem ir à escola em qualquer hora do dia.
O idoso, por exemplo, algumas vezes precisa dormir mais cedo ou tem medicamento para tomar à noite e, por isso, precisa de um horário de dia. O trabalhador normalmente prefere estudar fora do horário comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário