Dengue tipo 4 em Cabo Frio aumenta alerta em Campos
Após a confirmação do primeiro caso de dengue sorotipo 4 em Cabo Frio, por meio de boletim divulgado no último dia 15 pela Secretaria de Saúde do Estado, a preocupação se volta para os demais municípios do interior do Rio de Janeiro. Segundo o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), o médico Luiz José de Souza, o vírus tipo 4 ainda é desconhecido por grande parte da população brasileira.
— Os sorotipos 1, 2 e 3 já estiveram no nosso município, e a preocupação com o 4 se deve ao fato de que a população ainda está vulnerável. Estamos monitorando possíveis focos e mandando amostras para serem analisadas, a fim de sabermos os tipos do vírus. O nosso objetivo é retardar a entrada desse sorotipo, que é mais brando, na cidade, mas acredito que podemos sofrer uma epidemia em todo o país — disse Luiz José.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, afirma que a população deve agir juntamente com a Prefeitura para evitar este novo tipo. “Ações de governo, somadas a participação da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, evitaram uma epidemia no final de 2011 e início de 2012. O perigo agora é o sorotipo 4 da dengue, do qual a população não está imunizada, e que já circula em grande parte do estado do Rio. O alerta é para a população, para que cada cidadão continue fiscalizando sua casa, seu quintal, porque a maioria dos criadouros da dengue ainda está no ambiente intradomiciliar”, disse.
A secretaria de Saúde de Campos está intensificando a vigilância e coletando material para exame, para identificar o momento exato em que o vírus tipo 4 da dengue entrar em circulação. Outras campanhas como a “Dengue Mata”, que realiza mutirões em bairros com o maior número de casos da doença, o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a divulgação de informações sobre o mosquito também são ações realizadas para ajudar no combate. Esta semana, o secretário reuniu representantes das secretarias de Obras e de Serviços Públicos, além de setores da Saúde, como da Superintendência de Saúde Coletiva-Vigilância Epidemiológica. Centro de Referência da Dengue e Centro de Controle de Zoonoses, e um mutirão para os bairros Centro, Turf, Tarciso Miranda e Jockey foi pré-agendado para o dia 17 de junho.
Cabo Frio- O caso de dengue tipo 4 foi registrado na cidade no mês de abril, em um paciente adolescente, que não teve a sua idade nem o bairro onde mora divulgados pela secretaria de Saúde de Cabo Frio. Segundo informações da assessoria, o jovem foi atendido, tratado e está curado.
fonte:Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário