terça-feira, 13 de novembro de 2012


Em apenas quatro horas, volume de chuva atinge 40mm em Campos

Carlos Grevi/Ururau
Número é superior ao do aviso especial de meteorologia

Número é superior ao do aviso especial de meteorologia
Em apenas quatro horas choveu 40 milímetros no município de Campos. Esse volume é superior ao do Aviso Especial emitido pela Defesa Civil Estadual na última segunda-feira (13/11), quando eram esperados 37mm de chuva. 
Durante o período de chuva forte, várias ruas ficaram alagadas, inclusive a área central. A Ponte Leonel Brizola chegou a ser interditada, mas já foi liberada. 
Em Guarus, na Rua Nazário Pereira Gomes, nas proximidades da passarela, se formou um bolsão de água. Veículos e pedestres tiveram dificuldades de transitar pelo local.  
O coordenador de Infraestrutura da Prefeitura de Campos, César Romero, informou que o município vem investindo maciçamente, em obras de drenagem que estão melhorando o sistema de escoamento da água.
“Hoje, por exemplo, estava previsto chover 18 milímetros o dia inteiro e choveu 40 milímetros em quatro horas. Não há sistema de drenagem que suporte este volume de água em tão pouco tempo, mas o escoamento foi imediato. Passou a chuva intensa, não havia mais acúmulo de água nas ruas”.
César lembra que a prefeitura vem realizando um trabalho gradativo em vários bairros seguindo um cronograma. Vias como Arthur Bernardes, José Carlos Pereira Pinto, Ruas 1 e 2, no Jardim Carioca, entre outras, além de bairros que estão recebendo obras do Bairro Legal e Meu Bairro é Show, receberam obras de drenagem nos últimos anos. 
“Estamos com obras em andamento nos Bairros Legais, na Nazário Pereira Gomes. Nos locais onde ainda há pontos de alagamentos, já existe projeto para substituição das galerias antigas pelas novas”, informou. 
O subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha, informou que Campos é uma planície e, por isso, quando chove muito em curto espaço de tempo é inevitável alagamentos temporários. Ele informa que todos os pontos, onde há previsão de alagamento, já estão mapeados. “Não houve necessidade de remoção de nenhuma família. Em alguns pontos, por exemplo, como margens de ferrovias e rodovias, que sempre alagavam porque não tinha para onde a água escoar, não houve problemas porque as famílias que moravam nestes locais de risco já foram removidas para as casas do Programa Morar Feliz”.

AVISO ESPECIAL METEOROLÓGICO 
O alerta para a possibilidade de chuva forte em Campos e região foi emitido na tarde de segunda-feira (12/11) pela Defesa Civil Estadual. Na ocasão, o coordenador da Defesa Civil Municipal de Campos, Henrique Oliveira, disse que a previsão era de 37 milímetros a partir desta terça-feira (13/11).  O mau tempo deve permanecer até o final de semana.  

Com o aviso, pelo menos 10 municípios foram colocados em estágio de Atenção dentro do Sistema de Alerta de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). São eles: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Italva, Porciúncula, Laje do Muriaé, Itaperuna e Macaé. 
Após as primeiras horas de chuva, todos os municípios passaram para o estágio de Alerta, com exceção de Macaé, que está em Alerta Máximo. 
fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário