terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Buscas pessoais: uma estratégia para ter maior número de usuários Rede social divulgou nova parceria com a Microsoft para realizar buscas pessoais. Foto/Divulgação
Com a parceria do Facebook com a Microsoft, nova forma de pesquisar deve ganhar força. Rede Social divulga novo sistema de busca que encontrará fotos e pessoas 
  
Pegando todo mundo de surpresa, o grande anúncio feito pelo Facebook na semana passada não tinha nada a ver com um novo layout ou o tão comentado smartphone da empresa. Investindo pesado na busca dos usuários da rede social mais famosa do mundo, Mark Zukerberg divulgou a parceria entre o site e o buscador Bing, da Microsoft. Segundo ele, “quando uma pessoa não conseguir encontrar o que procura (com a função de buscas no Facebook), teremos a colaboração do Bing”, disse. O recurso, que deve entrar em ação nos próximos meses é um grande avanço, levando as pesquisas pela internet para um lado, digamos, mais pessoal. 
Já em funcionamento, o Bing também disse que já é possível encontrar resultados ligados à rede social no buscador. Comentários, fotos e endereços já são facilmente acessados por qualquer pessoa, através do botão de pesquisa. Contudo, a novidade ainda não foi disponibilizada para os usuários brasileiros.
“A maior evolução da busca na internet vem do próprio usuário, que a cada dia está aprendendo mais como se faz pesquisas pela internet. É claro que as plataformas estão evoluindo e tentando apresentar um resultado mais relevante, porém, ainda existem muitos sites mortos e desatualizados que aparecem nos primeiros cinco resultados de busca”, acredita Celso Fortes, diretor da agência Novos Elementos.
Segundo ele, o anúncio de uma pesquisa mais social foi um tiro certeiro por parte do Facebook e da Microsoft. Contudo, Celso alerta que o usuário terá que aprender a utilizar o recurso, senão o tiro poderá sair pela culatra.
“A experiência de descobrir afinidades entre usuários pode incentivar relações e parcerias pessoais e profissionais. Isso é muito bom e tem o espírito digital e social”.
Para alguns analistas, esta pode ser a oportunidade do Bing pegar de vez e assumir uma posição melhor no ranking de buscadores. Contudo, Celso acredita que isso não acontecerá.
“Acho que o Bing já teve o seu tempo de namorar os usuários e, infelizmente, não casou com ele. Particularmente eu gosto do Bing, mas ele não pegou. Nos dias de hoje, na velocidade atual, às vezes, coisas erradas também dão certo. Vamos esperar”.

O Fluminense

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