sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


Obras da ponte sore o Rio Paraíba começam até junho



Até junho o governo do Estado pretende iniciar a construção da ponte sobre o rio Paraíba do Sul, ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. A previsão é que na próxima semana seja publicado o edital de licitação, segundo o presidente da Fundação DER – Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ribeiro, durante reunião com o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco. Com 1,1 quilômetros, a ponte está orçada em R$ 110 milhões e será construída com recursos de um empréstimo junto ao Banco Mundial.

A ponte é um sonho antigo, tanto dos moradores de São João da Barra, quanto de São Francisco do Itabapoana e foi objeto de diversas ações da prefeita Carla Machado, em seus oito anos de mandato e do próprio Neco, em 16 anos com mandato de vereador, sendo quatro, como presidente da Câmara. Entretanto, o traçado original será modificado e os antigos pilares não serão utilizados. De acordo com o presidente do DER, no local onde foi iniciada a construção, a ponte é inviável.












Na reunião com o presidente do DER, o prefeito salientou a importância da continuidade do convênio entre o estado e a prefeitura, para conclusão de estradas no 5º Distrito. Aliás, as parcerias com o estado foram a tônica dos compromissos do prefeito, em sua viagem ao Rio, nesta quarta-feira (23). Na parte da manhã, ele assinou o convênio com a secretária de Estado de Agricultura, que garante a transferência das máquinas do programa Estradas da Produção, para o município. O objetivo é manter a conservação das estradas vicinais e ampliar ainda mais o apoio ao pequeno agricultor. 

Ao encontrar-se com o secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, juntamente com o secretário de Agricultura do município, Pedro Nilson Berto, Neco defendeu a importância de se aumentar a produtividade do setor agrícola local.

Christino antecipou que o estado pretende ampliar a parceria com a prefeitura no sentido de incentivar o cultivo protegido, ampliando dos atuais seis núcleos, para 150. Com isso, diz o secretário, o setor agrícola dará um salto na produtividade. A preocupação do secretário é com o crescimento populacional na região e a necessidade de importação de alimentos. “Nós podemos ampliar a participação da agricultura na economia local, gerando mais emprego e renda, e melhor, dando ao agricultor condições dele ter um plantio mais rentável e mais saudável para o consumidor”, afirmou.

O prefeito destacou que tanto a reunião com Christino Áureo, quanto com o presidente do DER, Henrique Ribeiro, foram extremamente produtivas. “Estamos dando continuidade ao trabalho iniciado pela prefeita Carla Machado, mas também queremos que o estado amplie sua presença na nossa região e especialmente em São João da Barra, que está vivendo um momento único na sua história. É necessário que tenhamos parcerias fortalecidas, que vão construir a sustentabilidade que precisamos”, afirmou Neco.

Secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, o prefeito Neco o Cristino .
No Rio, o prefeito esteve ainda com o professor Arnaldo Niskier, do CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, ex-ministro e ex-secretário de Estado de Educação e Cultura. Na pauta, a implantação de uma unidade do CIEE em São João da Barra, dentro do programa Primeiro Emprego, que a prefeitura pretende implantar. 

O prefeito defende a importância de gerar oportunidades para os jovens, mas não apenas com a capacitação profissional, seja em nível técnico ou universitário, mas também é necessário que ele tenha oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

- Várias empresas estão chegando a nosso município e precisando de estagiários e muitas vezes não são os nossos estudantes os escolhidos porque ainda não temos uma ferramenta eficaz para a seleção destes jovens. Nós queremos que todos tenham oportunidades, mas os nossos jovens têm que ser priorizados, porque é aqui que estão os investimentos. É necessário que esse processo de desenvolvimento chegue a todos os segmentos da sociedade e valorizar a juventude, proporcionando mais oportunidades foi um compromisso que eu assumi durante a campanha e vou cumprir, sentenciou.

fonte:Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário