quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mulheres depois que casam bebem mais. Homem menos…

Champanheria em Ipanema. Homens casados tendem a beber menos e mulheres mais, conclui pesquisaFoto: Guito Moreto / Guito Moreto
Champanheria em Ipanema. Homens casados tendem a beber menos e mulheres mais, conclui pesquisa Guito Moreto / Guito Moreto

CINCINNATI, EUA- Um estudo conduzido por sociólogos americanos concluiu que mulheres casadas bebem mais álcool que as divorciadas ou as recém-viúvas. Por outro lado, o mesmo levantamento sugere que homens casados bebem menos que os solteiros, divorciados e viúvos. E mais: os representantes do sexo masculino tendem a consumir mais álcool depois do término do casamento que as mulheres quando estão na mesma situação.
Os pesquisadores, das universidades americanas de Cincinnati, Pennsylvania, Rutgers e Texas, analisaram dados de dois grandes questionários, realizados entre 2003 e 2010. “Nossos dados qualitativos sugerem que casar-se com um homem mais propenso ao álcool introduz a mulher a novos ambientes sociais que podem promover o consumo de bebidas entre elas” declarou ao site LiveScience o chefe da pesquisa, Corinne Reczek, professor de sociologia na Universidade de Cincinnati.
É possível ver, portanto, que no time das casadas, a mulher pode ser influenciada pelo maior consumo de álcool de seu parceiro. Mas, em contrapartida, conclui Reczec, os homens reduzem o consumo pelo medo de ficarem com a famosa “barriguinha de chope”.
Quando chega o divórcio, a explicação dos pesquisadores é que os homens tendem a lidar com o estresse de modo a extravasá-lo, por meio do álcool, por exemplo, enquanto as mulheres são propensas a internalizar o estresse, como ocorre nas crises de depressão.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário