terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Técnicos da Estação Ecológica de Guaxindiba interrompem dragagem irregular de brejo em Ponto de Cacimbas (SFI)














Técnicos e guardas-parques da Estação Estadual de Guaxindiba (EEG) em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagraram na tarde desta segunda-feira (28/01) uma dragagem irregular que estava sendo feita num brejo, na localidade de Ponto de Cacimba. A ação aconteceu após uma denúncia anônima de desmatamento e desvio de recurso hídrico. Ninguém foi preso.

De acordo com a presidente da EEG Vânia Coelho, no local foi encontrada uma retroescavadeira e motosserras que foram abandonadas por operadores que fugiram assim que os técnicos e guardas-parques chegaram ao local.

“O brejo fica nos fundos de uma propriedade particular e o responsável pela dragagem que é muito grande já foi identificado. Ele será autuado por fazer intervenção em recurso hídrico sem autorização do Instituto Estadual do Ambiente”, explicou Vânia.

Vânia explicou também que ainda não sabe qual a finalidade da dragagem, se para criadouro de peixe ou outra atividade. Mas observa que qualquer intervenção em área de mata nativa, como, por exemplo, limpeza de canal ou córrego pode ser feita desde que tenha autorização do Instituto Estadual do Ambiente.

“Essa dragagem não tinha autorização do Inea, pois toda ela recebe o acompanhamento de técnicos do órgão durante os trabalhos”, afirmou Vânia acrescentando que esse tipo de crime já não passa mais despercebido pela população que tem denunciado cada vez mais. Os telefones para denúncia da EEG são:             (22) 2725-7122       ou             (21) 8596-5188.

A retroescavadeira e motosserras, estas últimas usadas para derrubar árvores no entorno do brejo para facilitar a dragagem, foram apreendidas.  

Fonte: Site Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário