segunda-feira, 9 de agosto de 2010

refeitura de Marataízes convida Ferrous a apresentar projeto de R$ 2,5 bilhões

Representantes da comunidade e autoridades regionais conheceram os investimentos da empresa na região de Presidente Kennedy.
Ferrous
Belo Horizonte, agosto de 2010 – Na última quinta-feira (05), a Prefeitura Municipal de Marataízes (ES) convidou a Ferrous Resources do Brasil para apresentar à população projeto de investimento em Presidente Kennedy, sul do Espírito Santo. 

O encontro com autoridades regionais, comerciantes e representantes da comunidade foi realizado no Praia Hotel, em Marataízes. Durante o evento, o superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras, explicou os investimentos de R$ 2,5 bilhões a serem realizados na região até 2013, que contemplam a construção de um Terminal Portuário e uma Planta de Filtragem exclusivos para o minério de ferro.

Parreiras também ressaltou a geração de empregos nos municípios vizinhos a Presidente Kennedy. No pico das obras da planta de filtragem e do porto serão gerados cerca de 3,5 mil empregos, enquanto na fase de operação serão abertos em torno de 400 postos diretos de trabalho. A Ferrous tem como prioridade a capacitação, formação e a consequente contratação de mão de obra, fornecedores e prestação de serviços regionais, fortalecendo sua cadeia produtiva.

Para conhecer amplamente todas as oportunidades regionais referentes à oferta de bens e serviços, fornecedores e mão de obra disponível, bem como instituições de ensino e pesquisa, escolas de formação profissional e demais atividades correlatas à capacitação, a Ferrous contratou a DVF Consultoria, que inicia seus estudos na próxima semana. “Com essas informações serão feitos cruzamentos com as demandas da empresa e apontadas as melhores ações para a formatação do seu Plano de Capacitação e Formação de Colaboradores”, destacou Parreiras.

A mina Viga, em Congonhas (MG), será interligada ao Terminal Portuário de águas profundas por um mineroduto de aproximadamente 400 quilômetros, que passará por 22 municípios, sendo 17 em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo. Em uma segunda etapa, a Ferrous irá construir em Presidente Kennedy uma Usina Siderúrgica e três Usinas de Pelotização, que neste momento estão em fase de negociação com potenciais parceiros.

Estudos ambientais – A Ferrous já realizou o Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental (EIA/ RIMA) para as obras da Planta de Filtragem e do Terminal Portuário e estão no processo formal de licenciamento. Já a Siderúrgica e as Unidades de Pelotização estão em processo inicial de licenciamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os eventuais impactos ambientais advindos da implantação da Siderúrgica em Presidente Kennedy serão amplamente debatidos com a população, a exemplo do que vem ocorrendo no licenciamento da Planta de Filtragem e do Terminal Portuário Privativo. Até o momento, a Ferrous já realizou seis reuniões com diversos membros da comunidade que representam vários setores sociais para debater o projeto, cujo intuito é o planejamento integrado visando ao desenvolvimento sustentável da região.

Fonte:Blog Kennedense com informações FSB Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário