domingo, 22 de agosto de 2010

Ferrous apresenta projeto do porto de Kennedy
Projeto prevê 400 empregos diretos e no pico da construção mais de três mil.


Por: Redação: portal de Presidente Kennedy Saiu no pmsfi.rj.gov.br
 

Na tarde desta quinta-feira (19/08), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, se reuniu com os representantes da empresa Ferrous Resources do Brasil, na sede da prefeitura. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto de impacto sócioeconômico e ambiental que ocorrerá na região com a implantação do terminal portuário da empresa, em Presidente Kennedy (ES). Vários secretários, vereadores e empresários de áreas relacionadas ao assunto também participaram do encontro.

Outras autoridades marcaram presença como o secretário de Planejamento de Marataízes (ES), Alexandre Reis, o diretor de desenvolvimento de Presidente Kennedy, Ricardo Simão, e o consultor Angolano, Erivelton Rodrigues.
A Ferrous Resources do Brasil é uma empresa de pesquisa, prospecção, exploração, beneficiamento e comercialização de minério de ferro nos mercado interno e externo, com logística integrada. Os técnicos têm percorrido todos os municípios que irão sofrer influência com a instalação do porto para fazer um trabalho de apresentação e aproximação com as comunidades.

Segundo informações do Superintendente de Meio Ambiente, Patrimônio Mineral e Relações Institucionais, Cristiano Parreiras, São Francisco vai ter forte influência com a instalação do porto. "A Ferrous quer trabalhar de forma preventiva para reduzir os impactos que todas as localidades no entorno do empreendimento sofrerão. Neste município, Barra do Itabapoana é a comunidade mais próxima das futuras instalações do terminal portuário", comentou Cristiano que também adiantou que a fase de operação do projeto irá gerar aproximadamente 400 empregos diretos e no pico da construção mais de três mil.

O prefeito Beto Azevedo ressaltou que irá fazer um levantamento de todas as vocações regionais. "Este é um bom momento para o nosso município, pois sabemos que a empresa irá precisar de muita mão-de-obra e prestadores de serviço locais. Vamos fazer um levantamento das potencialidades regionais com o intuito de prepará-los para o empreendimento", disse Beto.

A Ferrous irá promover uma audiência pública para discussão do projeto no próximo dia 16 de setembro, no município de Presidente Kennedy. A empresa irá disponibilizar um ônibus para os interessados em participar.

Estrutura de operação

O Porto contará com uma planta de desaguamento e filtragem que fará o tratamento da polpa de concentrado de minério de ferro que será transportada até Presidente Kennedy por um mineroduto. Equipado com um sistema de ancoradouro duplo para carregamento de navios de grande capacidade, o porto, em sua primeira fase, terá capacidade para embarcar 25 milhões de toneladas por ano, podendo ser expandida para 50 milhões de toneladas anuais.


fonte:portal de Presidente Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário