sexta-feira, 20 de agosto de 2010

 Festa do Abacaxi divulga a produção da fruta em Marataízes

Durante o evento, o Incaper estará fornecendo cerca de 1000 mudas do abacaxi Vitória para os produtores do município de Marataízes e adjacências.

A 9ª edição da tradicional Festa do Abacaxi, que acontece na Comunidade Brejo dos Patos, em Marataízes, tem início nesta quinta-feira (19), a partir das 20 horas, e prossegue até o próximo domingo (22). O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura municipal de Marataízes, e a Associação de Moradores e Agricultores Familiares (Ambrepa), que pretende reunir cerca de oito mil pessoas durante os quatro dias de festividades.

Tradicionalmente, o abacaxi é cultivado apenas no Sul do Espírito Santo, nos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim. Entretanto, a partir de 2004, a produção se expandiu também para o Norte do Estado, em Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia, São Mateus e Linhares, fazendo com que a área plantada passasse de três para quatro mil hectares.

Entretanto, o município de Marataízes continua sendo o maior produtor de abacaxi do Estado. De acordo com o extensionista do Incaper de Marataízes, Rubens Rodrigues Vargas, o abacaxi está em época de safra. “Este mês de agosto, inicia-se a colheita, que vai até dezembro. Acreditamos que alcançaremos um percentual maior na produção deste fruto comparada ao ano anterior”, afirmou Rubens. Segundo ele, a festa tem o objetivo de divulgar a produção da fruta na região.

Durante o evento, o Incaper estará fornecendo cerca de 1000 mudas do abacaxi Vitória para os produtores do município de Marataízes e adjacências. Além disso, banners com informações sobre a produção do fruto no Estado estarão espalhados nos espaços da festa, e os folders explicativos serão distribuídos para todos os visitantes.

Programação da Festa do Abacaxi

Quinta-feira – 19/08
 
20h - Abertura da 9ª edição da Festa do Abacaxi com a presença de autoridades locais.
21h - Show musical com a cantora Shirley Kaiser.

Sexta-feira – 20/08
 
20h - Abertura da festa com visitação às standes.
22h - Show musical a a dupla Gabril e Edvando.

Sábado – 21/08
 
20h - Abertura da festa com visitação às standes.
23h - Show com a Banda Barra da Saia.

Domingo – 22/08
 
14h - Abertura da festa com visitação às standes.
16h - Show de motocross.
17h - Sorteio de uma TV e uma moto.
19h - Desfile da Rainha do Abacaxi, com classificação de 1º, 2º e 3º lugar.
21h - Show musical com a Banda G4.
Outras informações podem ser obtidas no telefone do escritório do Incaper de Marataízes: (28) 3532 4542.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário