quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


 Giro pelos Municípios:

Fiscais do Ibama flagram pesca predatória em rios do Sul do Espírito Santo




Folha Vitória 


Em mais uma ação contra a pesca predatória no período da Piracema nos Rios Itabapoana e Itapemirim,  agentes ambientais federais flagraram diversos pescadores em atividade ilegal.Quatro autos de infração  foram aplicados.


Foram mais de dois quilômetros de redes apreendidas, além de apetrechos ilegais de pesca. Segundo os agentes, a maioria dos peixes apreendida durante a ação foi devolvida aos rios.


Piracema é o período de reprodução dos peixes que “sobem” o leito dos rios, nadando contra a correnteza, para fazer a desova na cabeceira dos mesmos. A pesca fica proibida neste período todos os anos e toda atividade fica classificada como predatória.


A atividade destes pescadores multados era de colocar redes de espera, de um lado a outro dos rios, para pegar os peixes que tentassem  “subir” o leito dos mesmos. Os fiscais do Ibama agiram para impedir esta atividade e devolver os peixes ainda vivos ao habitat natural.


A pesca ilegal durante o período da piracema compromete a reprodução de centenas de espécies, e a proteção para a reprodução dos peixes é uma das ferramentas usadas para impedir a extinção dos mesmos.  As redes apreendidas durante a ação serão incineradas.

fonte:Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário