sábado, 31 de dezembro de 2011

Do Pontal de Atafona à Lagoa do Açu serão 25 postos - com horário de funcionamento das 8h às 18h




















Visando manter a segurança dos banhistas, a Coordenadoria de Defesa Civil de São João da Barra montou um esquema de atendimento com uma equipe composta por 112 salva-vidas, que ficarão responsáveis pela cobertura de toda orla do município durante a alta temporada. Do Pontal de Atafona à Lagoa do Açu serão 25 postos - com horário de funcionamento das 8h às 18h - estrategicamente instalados nos locais com maior concentração de pessoas.

O trabalho dos salva-vidas terá início já no próximo sábado (31/12), estendendo-se até 31 de março, e contará com reforço de duas embarcações da Defesa Civil, que estará percorrendo toda a costa, além do serviço de emergência pelo telefone199. Aprioridade, de acordo com o coordenador de Defesa Civil de São João da Barra, Felício Valiengo, é a segurança total do banhista.

- Nos últimos anos não registramos nenhum caso de óbito em área e horário de cobertura dos salva-vidas, que trabalham em dupla e vêm realizando um número maior de salvamentos a cada verão. Pretendemos manter a eficácia desse serviço e para isso realizamos, em um período de uma semana, um treinamento com todos os salva-vidas, com teste de resistência física no mar, corrida e técnicas de salvamento - explicou.
A recomendação para todos os banhistas feita por Valiengo, no entanto, é procurar se banhar sempre em áreas próximas aos postos de salvamento. “Antes do banhista fazer uso da praia, e importante se dirigir ao posto de salvamento mais próximo para obter informações relativas à balneabilidade, como temperatura da água, corrente marítima e condições da maré”.
Outra novidade no verão sanjoanense são as cadeiras anfíbias. Serão 12 disponíveis aos portadores de limitações físicas nas passarelas de acessibilidade instaladas pela prefeitura. Até o verão, serão cinco espalhadas pelos principais pontos da orla, com os usuários podendo ter acesso ao mar acompanhados pelos salva-vidas. Além das três passarelas na área central de Grussaí, entre a Praia dos Mineiros e a lagoa, outras duas estarão funcionando, uma no Bairro Telê Santana, também em Grussaí, e outra nas imediações do Balneário de Atafona.
Reportagem: SECOM-SJB
Redação: SECOM-SJB

fonte:sjbOnline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário