sábado, 8 de junho de 2013

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA PROJOVEM CAMPO-SABERES DA TERRA NO COLÉGIO JOAQUIM GOMES CRESPO

Por: Genecy Filho

Aconteceu nesta quarta feira, 05/06 , às 18:30 h, a aula inaugural do Programa ProJovem Campo- Saberes da Terra, no Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo. Depois de muita luta o Diretor Geral Wagner Pimentel conseguiu com que o Programa fosse implantado.




O evento teve início com a palavra do Diretor Geral da Unidade Escolar, Professor Wagner Pimentel. Ele deu as boas vindas aos educandos e educandas e falou da alegria de poder está recebendo novos alunos no colégio. Aproveitou para apresentar os educadores e educadoras que estarão fazendo o programa acontecer. A professora Ana Marta, que ministrará as aulas de Ciências Agrárias, a Professora Cristiane, que ministrará às disciplinas da Área do Conhecimento Linguagens e suas tecnologias (Português), o Professor Cesar , que ministrará às disciplinas da área do conhecimento Ciências Humanas e suas tecnologias (História e Geografia) e o Professor Genecy, que ministrará às disciplinas da área do conhecimento Ciências Naturais e suas tecnologias (Matemática e Ciências)





Em seguida a palavra foi passada para Coordenadora do Programa ProJovem Campo-Saberes da Terra, a Professora Elizabete da Silva, que durante sua fala, explicou para os educandos e educandas, o perfil do programa, os principais objetivos e como ele será conduzido. Falou também sobre a questão da bolsa de incentivo que será oferecida aos alunos com idade entre 18 e 29 anos.



Seguiu-se então as apresentações de cada professor, que aproveitaram a oportunidade para dá uma palavra de incentivo aos educandos e educandas, mostrando a importância de se ter uma qualificação. O primeiro a fazer uso da palavra foi o Professor Genecy, seguido da Professora Ana Marta, do Professor Cesar e, finalmente, da Professora Cristiane, que leu e fez análise sobre um texto de Bertold Brecht, intitulado “Elogio ao aprendizado”.
Como o Programa ProJovem Campo- Saberes da Terra tem como Eixo Articulador a Agricultura Familiar e Sustentabilidade, foi exibido um vídeo sobre a agricultura familiar a sua importância na valorização e fixação do homem no campo.

Em seguida os educandos e educandas tiveram a oportunidade de fazer perguntas e expressar suas expectativas sobre o Programa ProJovam Campo Saberes da Terra. Foi um momento de muita descontração e emoção. Dentre os educandos estavam presentes dez membros da Comunidade Quilombola de Deserto Feliz, que mostraram-se entusiasmados com a oportunidade de poder concluir o Ensino Fundamental.
Ao final da Acolhida, foi oferecido um jantar aos educandos e educandas e o encontro terminou com todos ansiosos para chegar o dia da próxima aula.
Mais fotos do Evento de Acolhida




Um pouco sobre O Projovem Campo- Saberes da Terra
O Projovem Campo-Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 que não concluíram o Ensino Fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, politica, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. Os educandos e educandas participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário