domingo, 20 de novembro de 2011



 Mutirão em Travessão com orientação e combate ao mosquito da dengue



Fotos: Leonardo Berenger
Distrito foi o que registrou maior incidência de casos em Campos

Distrito foi o que registrou maior incidência de casos em Campos
O Distrito de Travessão, em Campos, recebeu na manhã deste domingo (20/11) o primeiro grande mutirão previsto pela campanha “Dengue Mata”. Alerta pelo fato de o distrito ter sido apontado com o maior número de casos de dengue registrados este ano no município, 507 ao todo. Mais de 500 profissionais da Secretaria de Saúde, além de equipes e máquinas de outros órgãos municipais, atuaram das 8h às 14h.

A idéia da ação além do combate direto aos focos do mosquito, foi também de conscientizar as famílias de mais de 30 mil imóveis que ficam localizados além de Travessão nos Km’s 8, 13 e 15. As orientações foram para que os moradores estejam alertas aos depósitos dentro de suas próprias residências, para que não possam acumular água eservir de criadouro para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Outra questão abordada é com o destino adequado do lixo.

Muitos foram os pontos com vários focos encontrados, principalmente em terrenos baldios, mas também foram localizados em piscinas e borracharias.

Foram utilizadas cinco retroescavadeiras e 11 caminhões. As equipes percorreram as casas, solicitando que os moradores abrissem seus domicílios para visita do agente de endemias e mostrando que tipo de material seria recolhido e deveria ser colocado na rua para ser recolhido pelos caminhões da secretaria de Serviços Públicos.

Foram distribuídos folhetos explicativos, com dicas de prevenção e sintomas da dengue, além de orientação sobre as condutas a serem seguidas em caso de suspeita da doença.

O Secretário de Saúde Paulo Hirano chamou atenção exatamente para os dados que apontam que estão exatamente dentro das residências as maiores incidências dos casos. “As pesquisas mostram que cerca de 75% dos focos do mosquito estão em ambiente intradomiciliar e com isso, os primeiros prejudicados são exatamente os familiares”, destacou o Secretário.

Depois de Travessão, o Distrito de Goitacazes que teve o segundo maior número de casos de dengue registrados no município, 314 ao todo receberá o mutirão no dia 4 de dezembro.

Policiais Militares e o Grupo de Apoio a Promotoria (GAP) do Ministério Público Estadual (MPE) também acompanharam as ações para que em caso de impedimento da atuação dos agentes na realização dos procedimentos de combate ao mosquito, pudessem atuar, o que não aconteceu, já que a população recebeu muito bem e também apoiou todo o trabalho.

“Para combater a dengue, não bastam as ações do governo, que eliminariam potencialmente apenas 25% dos focos, porque o restante dos criadouros está nas casas, nos quintais, dependendo principalmente da ação do cidadão, do dono do imóvel para serem eliminados, para impedir a formação dos focos e, consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue”, explicou o subsecretário de Saúde, Geraldo Venâncio.


fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário