terça-feira, 22 de novembro de 2011

cidades:
criação do primeiro geoparque do rio será  tema de debate em sfi



Divulgação
A proposta do governo estadual será submetida à chancela da Unesco

A proposta do governo estadual será submetida à chancela da Unesco
A criação do primeiro Geoparque do Estado do Rio de Janeiro será tema de debate na manhã desta quarta-feira (23), na sede da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana, Norte Fluminense. O Geoparque Costões e Lagunas inclui uma área de 16 cidades, que vai de Maricá até São Francisco. A proposta de Geoparque será submetida à chancela da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O presidente do DRM, Flavio Erthal, disse que o selo dará oportunidade de o local ser reconhecido mundialmente, fazendo com que o turismo cresça nas cidades.


— A entidade é que dá a chancela de Geoparque e, para receber este nome, a área deve abranger sítios geológicos de especial importância científica e que sejam locais representativos, incluindo parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos, além de importância cultural, histórica, ecológica, entre outras — explicou a diretora de mineração do DRM, Debora Toci.

O geólogo do DRM, Leonardo Pressi comentou que para a apresentação deste projeto, será necessário o apoio da população local, da interação da comunidade e de projetos de educação ambiental, exigidos pela própria Unesco. Ao todo, no mundo, existem 77 geoparques. No Brasil, há apenas um localizado no Ceará, o de Araripe.

Além do DRM, vinculado à Secretaria Estadual Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a coordenação do projeto inclui ainda a UFRJ, ETH Zurich (Universidade de Zurich), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), universidades e prefeituras, com o apoio da Petrobras.


fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário