sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Politica:

eleita comissão processantes na câmara de sfi




Fotos: Paulo André / Blog do Paulo Noel
Pedido de cassação do prefeito não foi votado nesta quinta-feira

A sessão da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana de quinta-feira (24/11) foi marcada pelas discussões em torno de denúncias feitas por um morador contra o Poder Executivo, em relação a saúde pública da cidade. O pedido de afastamento do prefeito Beto Azevedo não foi apreciado pelos vereadores, mas foi eleita uma Comissão Processante (CP) que vai investigar todas as denúncias contra o prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI).

A Comissão terá um prazo de 90 dias para apresentar um relatório das denúncias apresentadas pelo morador da cidade. A CP está formada por três vereadores que compõem a base governista que são: o presidente, vereador Sergio Elias; relator, vereador Cláudio Henrique e como membro, o vereador Caboclo.

A Comissão só poderia ser formada por vereadores que fizessem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que é composta pelo vereador Fabinho do Estaleiro, presidente; o vice-presidente da Câmara, Renato de Buena; relatora, Adriana Coelho; e os membros Jarédio Azevedo e Jamilton Chaô.

A CPI da Saúde foi instaurada na cidade no dia 08 de novembro para realizar a investigação na aplicação de cerca de R$ 13 milhões, cerca de 16% de todo orçamento municipal para o ano, além de três suplementações no valor de R$ 2,5 milhões, aprovadas pela Câmara Municipal.

A crise na Saúde de São Francisco de Itabapoana se instalou e a gravidade foi destacada quando em menos de um mês chegou a ter três secretários, que foram: Fabiano Córdoba, Hober Caminhas Fasciani Júnior e Cristiano Salles Rodrigues, que quando assumiu a pasta chegou a declarar que existem muitos funcionários "fantasmas" na folha de pagamento.

Entre denúncias apresentadas e destacadas em toda mídia na região nas últimas semanas, são de que faltam medicamentos no único hospital municipal, o Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, e os salários dos funcionários da unidade de Saúde estariam atrasados.

DENÚNCIASDurante a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade, o recebimento da denúncia proposta pelo conselheiro da saúde da cidade, Jorge Luiz Ponto de Prosa. O conselheiro apresentou um dossiê com possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana. O documento foi apresentado à Câmara que aceitou as denúncias e vai começar as investigações.

AFASTAMENTOMesmo com a apresentação de toda a documentação, o presidente do Legislativo de São Francisco não decidiu não colocar em votação o pedido de afastamento do prefeito Beto Azevedo. O pedido era de afastamento pelo prazo de 90 dias, mas primeiro a Câmara de vereadores vai esperar primeiro o trabalho de investigação da Comissão Processante para definir uma nova data para a possível votação.

AMEAÇASO conselheiro de saúde que fez as denúncias contra o Poder executivo de São Francisco de Itabapoana procurou a delegacia da cidade na manhã desta sexta-feira para fazer o registro de uma ameaça sofrida ainda na noite da última quinta-feira.
De acordo com o conselheiro Jorge Lúcio, ele recebeu uma ligação de número restrito dizendo par que ele “tenha cuidado”. Jorge afirmou que vai procurar o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para pedir a quebra do sigilo telefônico, para tentar descobrir de qual número partiu a ameaça.

RESPOSTASDurante a manhã desta sexta-feira a equipe do Site Ururau tentou contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, mas não obtivemos retorno.

Em um programa de rádio local, também na manhã desta sexta-feira, nenhum representante da prefeitura de SFI quis se manifestar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário