quinta-feira, 24 de novembro de 2011


GIRO PELOS MUNICÍPIOS:
Limpeza de canais para evitar alagamentos no verão em rio das ostras



Limpeza no Canal das Corujas através de maquinário da prefeitura
Com o objetivo de remover o excesso de gigoga, vegetação natural dos locais, além de lixo descartado indevidamente, a fim de evitar alagamentos no município, a Secretaria de Serviços Públicos de Rio das Ostras intensifica a limpezas de rios e canais que passam pelo município. A maior preocupação é devido à proximidade do verão e do período de chuvas.
Em 2010, cerca de uma tonelada de material (pneus, entulho, galhos, capim, barro, restos de mobília, entre outros) foi retirada dos locais, embora a Administração Pública disponha de um serviço gratuito de coleta de materiais sem utilidade.  “O descarte indevido desse tipo de lixo nos canais é um dos principais motivos que dificultam o fluxo de água e ocasionam enchentes, mesmo sendo o trabalho de limpeza executado ao longo de todo o ano”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Nilton Teixeira.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max Almeida, lembra que a prefeitura possui um sistema eficiente de coleta de entulho, galhadas e objetos de grande porte, como móveis velhos. Por meio dos telefones 2771-6420 e 2771-6421 os moradores podem agendar o recolhimento gratuito desses materiais. “É muito importante que as pessoas deem a destinação correta ao que não serve mais, já que estamos entrando em um período de chuvas e o lixo descartado indevidamente obstrui o fluxo da água, provocando alagamentos, principalmente nas localidades no entorno dos canais”, alertou o secretário.
Novidade – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos utiliza um novo equipamento para a limpeza efetiva do Canal das Corujas, em Nova Cidade. Com o auxílio de uma escavadeira hidráulica, o lixo, que antes era removido manualmente, é retirado e levado para o aterro sanitário.
Foto: Mauricio Rocha/Secom Rio das Ostras

fonte:O DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário