domingo, 20 de novembro de 2011


 Com 500 casos da doença,Travessão recebe mutirão contra dengue


Mais de 500 profissionais estarão nas ruas para combater os focos do mosquito e conscientizar a população
Mais de 500 profissionais estarão nas ruas para combater os focos do mosquito e conscientizar a população
Travessão, em Campos, receberá neste domingo (20/11), o primeiro grande mutirão previsto pela campanha “Dengue Mata”. Mais de 500 profissionais da Secretaria de Saúde, além de equipes e máquinas de outros órgãos municipais, atuarão das 8h às 14h em Travessão. A ação será realizada na localidade devido ao número de casos da doença, que foram registrados (507). Depois de Travessão, Goitacazes teve o maior número de dengue (314), razão pela qual o distrito sediará o segundo grande mutirão, dia 4 de dezembro.

Em Travessão, a meta é conscientizar moradores de cerca de 30 mil imóveis (incluindo os do Km 8, Km 13 e Km 15) sobre o destino adequado do lixo e eliminação de quaisquer matérias que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. A participação da comunidade é fundamental, uma vez que pesquisas apontam que cerca de 75% dos focos do mosquito estão em ambiente intradomiciliar.

“Isso mostra que, para combater a dengue, não bastam as ações do governo, que eliminariam potencialmente apenas 25% dos focos, porque o restante dos criadouros está nas casas, nos quintais, dependendo principalmente da ação do cidadão, do dono do imóvel para serem eliminados, para impedir a formação dos focos e, consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue”, explicou o subsecretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

Na limpeza do distrito, serão utilizadas cinco retroescavadeiras e 11 caminhões. Equipes percorrerão as casas, solicitando que os moradores abram seus domicílios para visita do agente de endemias e mostrando que tipo de material recolher e colocar na rua para ser recolhido pelos caminhões da secretaria de Serviços Públicos.

Outros profissionais distribuirão folhetos explicativos, com dicas de prevenção e sintomas da dengue, além de orientar sobre as condutas a serem seguidas em caso de suspeita da doença. “A prefeitura está intensificando todas as ações de combate ao mosquito transmissor, mas é preciso que cada um faça sua parte, para que possamos vencer a luta contra dengue”, adiantou o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.

fonte:Ururau.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário