terça-feira, 21 de agosto de 2012

Batata-doce eletrificada retarda o envelhecimento
Classificada como um dos legumes mais nutritivos, a batata-doce pode ter seusvalores alimentícios fortalecidos com um simples e barato tratamento elétrico, revela estudo da Universidade Ryukyu, do Japão. O choque aumenta o conteúdo de polifenóis antioxidantes saudáveis em 60%, afirmam os autores da pesquisa. São compostos químicos, encontrados naturalmente em frutas e vegetais, que ajudam a retardar os efeitos do envelhecimento.
Pelo que tudo indica, a corrente elétrica faz as batatas produzirem mais polifenóis como medida de proteção. Havia a suspeita de que o mesmo ocorresse com a batata-doce, mas ninguém havia tentado até o momento. No estudo, Kazunori Hironaka (principal autor da pesquisa) e os colegas colocam o alimento em uma solução de sal, que conduz eletricidade. Dão um choque, então, por cinco minutos, até chegarem aos resultados, que não afetam em nada o sabor.
— Muitas pessoas não percebem, mas a batata-doce é uma cultura alimentar mundial essencial — ressalta Hironaka, principal autor do estudo. — Mais de 95% da safra mundial de batata-doce crescem em países em desenvolvimento, onde costuma ser o quinto alimento mais importante. Nossa descoberta oferece uma maneira de aumentar ainda mais o papel do alimento no combate à desnutrição e até a fome.
Huronaka lembra também que a batata-doce já possui naturalmente sete vezes mais polifenóis do que as batatas comuns.
fonte:Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário