45% dos estudantes brasileiros já sofreram algum tipo de violência, física ou verbal.
Com o objetivo de expandir e apoiar as ações já realizadas nas unidades de ensino de Rio das Ostras contra evasão, bullying, drogas e violência, a Prefeitura implantou um programa pioneiro no estado do Rio de Janeiro. Trata-se da Escola da Inteligência (EI), desenvolvida pelo psiquiatra e pesquisador Augusto Cury. A EI beneficia toda a comunidade escolar – educadores, alunos, pais e responsáveis – que recebem o conteúdo para ajudar no desenvolvimento emocional, diminuindo a insegurança, ansiedade e agressividade.
Desde o início do ano letivo, a implantação da Escola da Inteligência na Rede Municipal vem beneficiando cerca de 14 mil alunos de 29 escolas. O programa começou a funcionar no segundo semestre de 2012, depois de meses de estudo e adequação à realidade de Rio das Ostras.
Cerca de 400 professores da Rede Municipal de Rio das Ostras já participaram de treinamento para implantação da EI. Agora são os pais e responsáveis dos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todas as unidades de ensino que estão recebendo o conteúdo do programa por meio de sete encontros presenciais, cada um trabalhando um dos “hábitos dos pais saudáveis”, criados por Augusto Cury.
PARCERIA PAIS E EDUCADORES - Para o professor de Filosofia Gláucio Almeida, que integra o corpo docente do Abdalla e recebeu o treinamento da Escola da Inteligência, o programa vai ser uma importante ferramenta no desenvolvimento dos alunos. “A convivência, a socialização e o aspecto emocional devem ser trabalhados para alcançarmos melhores resultados dentro e fora da sala de aula”, explica Gláucio.
Segundo dados do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, 45% dos estudantes brasileiros já sofreram algum tipo de violência, física ou verbal.
fonte:Blog Rio das Ostras Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário