sábado, 18 de agosto de 2012

Chuva prejudica produção de cana no Sul do Estado
chuva620

Este ano, as condições climáticas atrasaram os processos de produção e moagem e por conta disso a safra pode ser mais longa

Pouca chuva na época do plantio e muita chuva na época da colheita. Situação que não é a mais favorável no campo. Essa mudança no período das águas refletiu na rotina da única usina produtora de açúcar e etanol do Sul do Espírito Santo. A safra da Usina Paineiras atrasou e por conta disso o período de moagem deve se estender e, consequentemente, ocorrer o prolongamento da safra.

O principal motivo desse atraso foram as chuvas fora de época. “Na época ideal para o plantio as chuvas não ocorreram e os produtores deixaram de plantar. Já na época de colheita, as chuvas vieram e muitos produtores optaram por plantar ao invés de colher. Isso provocou um duplo efeito: atraso na moagem e redução na qualidade da cana moída, pois ela não amadureceu totalmente”, explica o diretor superintendente da Usina Paineiras, Cláudio de Carvalho Britto.

Essa anormalidade fez cair a produção industrial. “Já estamos na metade do período de moagem e, se compararmos com a safra anterior, tivemos uma queda de 25% na moagem. Em 2011, nesta mesma época, havíamos moído 465 mil toneladas de cana. Até agora moemos 349 mil toneladas. Com a redução na qualidade da cana tivemos  uma menor quantidade de açúcar presente em cada tonelada processada, por isso a produção de açúcar comparada com a da safra 2011 na mesma época está 40% menor e a de etanol 35% menor. Este fenômeno ocorreu em toda região centro sul do Brasil, mas ainda é cedo para afirmar se haverá aumento de preços dos produtos pois a produção mundial ainda é uma incógnita”, completa o diretor superintendente.

Apesar do atraso, a Usina continua em operação e a expectativa é que nos próximos meses a produtividade aumente. “Dependemos do clima, mas o mês de agosto costuma ser de pouca chuva. Assim, esperamos moer mais e conseguir tirar parte desse atraso”, ressalta Cláudio de Carvalho Britto.

A Usina Paineiras, localizada em Itapemirim (ES), é a nona maior indústria de alimentos do Espírito Santo e única usina que produz açúcar e etanol no Sul do Estado. Para este ano, a previsão é de processar 950 mil toneladas de cana para produzir 61 mil toneladas de açúcar e 38 milhões de litros de etanol.



Texto Sabrina Canal
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário