quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tweets podem revelar psicopatia de internautas


Postar repetidamente expressões como “morra”, “assassinato”, “enterrar” no Twitter pode te caracterizar como um potencial psicopata, de acordo com pesquisadores da Florida Atlantic University.
Randall Wald, professor de ciência da computação e doutorando em engenharia, explicou ao Sun Sentinel que as conclusões são apenas indicadores, mas que podem ser usadas pela polícia, na tentativa de identificar possíveis ataques, ou por empregadores, quando forem contratar.
“Isso não vai te dar 100% de resultado preciso”, adiantou, “Não é o suficiente para enviar a equipe da Swat porque alguém foi altamente avaliado nessas questões.”
O estudo, segundo ele, foi realizado para mostrar às pessoas o quanto expõem suas personalidades através de redes sociais. E como isso pode ser usado contra elas.
Para chegar aos resultados, Wald e Taghi Khoshgoftaar, professor de engenharia e de ciência da computação, usaram um algoritmo para analisar tweets de 3 mil voluntários. A partir das palavras-chave, concluíram que 1.4% deles tinha tendências psicopatas – taxa similar à da sociedade como um todo.
Mas o estudo conta com falhas técnicas. O programa de computador, por exemplo, não reconhece abreviações, então pode ser que a porcentagem seja maior. Além disso, ele apenas faz uma conta fria, sem identificar quando o internauta escreve porque está irritado ou apenas brincando. O que levaria a porcentagem para baixo.
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário